Requião divulga ações para o Vale do Ribeira

O governador Roberto Requião autorizou o asfaltamento da estrada que liga Rio Branco do Sul a Cerro Azul, a PR-092.

A medida, um antigo anseio da população, foi anunciada ontem, durante o lançamento do Programa Leite das Crianças, e faz parte de uma série de projetos para o desenvolvimento da região. “Esta região antes estava esquecida, mas agora o Estado chegou aqui. O desenvolvimento começa hoje”, disse Requião.

As obras para o asfaltamento dos 53 km deverão começar em dez dias. O projeto foi concebido durante a primeira gestão de Requião, mas não foi levado em frente pela administração seguinte. A má condição da estrada é um dos fatores que impedem o desenvolvimento econômico do Vale do Ribeira. Em época de chuva, fica intransitável e causa a perda de toneladas de laranjas que são produzidas na região.

A nova estrada receberá o nome de Rodovia Gertrudes Rosa, uma homenagem a uma moradora já falecida, que recebia Requião em sua casa quando ele visitava o município. O prefeito Adjahyr Bestel elogiou as ações do governo para a região. “O município tem 143 anos e, há pelo menos 50, estamos esperando pelo asfalto”, comemorou.

Outra medida anunciada foi a assinatura de um termo de cooperação entre o governo estadual e a Universidade Federal do Paraná para o desenvolvimento de ações nas áreas de saúde, educação e agronomia no município.

Leite das crianças

Isabel de Carvalho, mãe de Keli dos Santos, recebeu do governador o primeiro litro de leite. Mãe de cinco filhos, ela agradeceu o benefício e afirmou que a medida irá ajudar a manter suas crianças melhor alimentadas. Outra mãe satisfeita com o programa é Lidiamara Gonçalves de Azevedo, mãe de Talia Azevedo da Silva. Trabalhadora da lavoura, ela acredita que poderá comprar outros itens para melhorar a alimentação de sua filha de um ano e oito meses com o dinheiro que hoje gasta com a compra de leite.

O Programa Leite das Crianças destina-se a atender crianças carentes. O programa pretende fortalecer a pecuária leiteira para proporcionar o desenvolvimento das regiões mais deprimidas do Paraná. Vai atender cerca de 160 mil crianças paranaenses, entre seis e 36 meses, pertencentes a famílias com renda per capita mensal inferior a meio salário mínimo. Além da distribuição do leite, haverá campanhas de estímulo ao aleitamento materno e difusão de informações sobre educação sanitária, nutrição e higiene.

Receberam prioridade as regiões que estão entre as economicamente mais deprimidas do Paraná, apresentando a combinação de menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e a preocupante situação de desnutrição infantil. O Programa Leite das Crianças está sendo gerenciado por comitês gestores municipais, com a participação da Secretaria do Trabalho, Emprego e Promoção Social. Participaram do lançamento em Cerro Azul os secretários da Agricultura, Orlando Pessuti, do Planejamento, Eleonora Fruet, do Trabalho, Emprego e Promoção Social, Padre Roque Zimmermann, e do Esporte e Cultura, Ricardo Gomyde, que distribuiu equipamentos esportivos para as escolas da região.

Durante o lançamento, Requião recebeu uma carta e abaixo-assinado em que motoristas, empresários e lideranças políticas da região do Norte Pioneiro pedem o fim do pedágio no Paraná. Eles querem uma especial atenção para o fim da cobrança da tarifa na divisa do Paraná com o Estado de São Paulo.

Voltar ao topo