Requião deixa sua marca no Senado

O governador eleito, senador Roberto Requião (PMDB), que deixou seu gabinete no Senado para ser diplomado como 15.º governador eleito do Paraná, desde a emancipação há 149 anos, encerra seu mandato no Senado como um dos políticos mais atuantes e influentes do Congresso Nacional, segundo revelou o Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar -DIAP, órgão de assessoramento das centrais sindicais de trabalhadores. Segundo o DIAP, Requião foi um senador “muito atuante”, com grande capacidade de influenciar decisões dentro do Congresso

O jornal Folha de S. Paulo, através do caderno ” De Olho no Congresso”, que faz anualmente uma radiografia da atuação dos parlamentares, sempre qualificou Requião como um dos políticos mais ativos do País e o melhor senador do Paraná. Ao longo de seu mandato como senador, ele apresentou 84 projetos de lei, sendo 12 emendas à Constituição e 29 Projetos de Lei. Requião utilizou a Tribuna do Senado em 278 pronunciamentos, o que lhe valeu a citação na revista do DIAP como um dos melhores oradores do Congresso Nacional.

Nas comissões permanentes, foi escolhido para relatar 69 projetos nas sete comissões em que participou. Como relator da CPI dos Precatórios, a principal comissão de inquérito, nos últimos anos, instalada no Congresso Nacional, o governador eleito do Paraná realizou um dos trabalhos mais importantes da história financeira do País ao revelar todos os meandros na emissão de títulos públicos de governos de estados, prefeituras e empresas estatais. No relatório final da CPI, Requião denunciou governadores, prefeitos, banqueiros e grandes empresários, resultando em processos judiciais que hoje tramitam na justiça.

Entre os principais projetos de Requião no Senado, está a inclusão do parlamento nos acordos comerciais entre países. Este projeto inclui o parlamento nos acordos bilaterais entre o Brasil e outros países e está sendo apresentado nos parlamentos dos países da América Latina. O governador eleito foi ainda o relator do projeto Reprodução Assistida, que regulamentou a utilização de embriões humanos, o que valeu elogios da CNBB e das demais igrejas do Brasil.

No jantar de despedida patrocinado pelo ex-presidente do PMDB, Paes de Andrade políticos de todos os partidos prestigiaram o evento. Entre eles o futuro chefe da Casa Civil do governo federal, deputado José Dirceu, os senadores José Sarney, José Serra, Ramez Tebet ( presidente do Senado), Pedro Simom, Eduardo Suplicy, Jeferson Peres, Iris Rezende, Maguito Vilela, Edson Lobão, entre outros.

Voltar ao topo