Requião defende reforma em encontro com Lula

O governador Roberto Requião (PMDB) vai manifestar hoje, em Brasília, seu apoio às propostas das reformas previdenciária e tributária na reunião entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e os governadores de todos os Estados.

“O Paraná está disposto a fazer os sacrifícios necessários”, disse o governador, que passou o dia ontem em Brasília analisando os vários pontos dos projetos do governo federal que foram encaminhados previamente aos governadores.

Requião está disposto a protocolar seu apoio, mas vai cobrar do governo federal seriedade na implantação das mudanças. Na reunião entre os governadores do PMDB, realizada no final da tarde, Requião expôs sua posição sobre os modelos de reformas sugeridos pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). “Não estamos para brincadeiras. Queremos que sejam feitas de vez estas reformas. São anos e anos de muito falatório, muito estudo e nenhum resultado prático. A hora de fazer a reforma é agora”, defendeu Requião.

Para o governador do Paraná, adiar as mudanças nos sistemas previdenciário e tributário é prolongar a crise do País. “Se uma ou outra reforma exigir sacrifícios, que sejam feitos de vez”, afirmou Requião. Alguns pontos da proposta do governo petista, como por exemplo, a cobrança de contribuição dos aposentados, confrontam com posições históricas do governador paranaense. Entretanto, no entendimento de Requião, o momento político do País exige despreendimento dos governantes para que as reformas sejam executadas.

Distorções

Sobre a reforma da Previdência, Requião afirmou que o espírito das mudanças deve ser o de permitir que todos os brasileiros tenham acesso à aposentadoria e, sobretudo, que sejam corrigidas as distorções do sistema. “Temos que resolver o problema das aposentadorias milionárias e das pensões miseráveis que os nossos aposentados recebem. Esse é o espírito da reforma que eu defendo”, comentou.

O governador reuniu-se ontem com o ministro-chefe da Casa Civil, José Dirceu, com quem conversou sobre as propostas do documento encaminhado pelo governo federal. Requião vai participar dos dois dias da reunião de Lula com os governadores. Hoje, o governador foi convidado a participar do tradicional churrasco com o presidente na Granja do Torto, residência oficial da Presidência da República.

Voltar ao topo