Requião critica ausência de Palocci em reunião

O governador Roberto Requião criticou a ausência do ministro da Fazenda, Antônio Palocci, na reunião realizada ontem em Brasília, entre os governadores do Codesul – além de Requião, Luiz Henrique (Santa Catarina), Germano Rigotto (Rio Grande do Sul) e José Orcírio dos Santos (Mato Grosso do Sul) e o ministro-chefe da Casa Civil, José Dirceu.

Segundo Requião, é a terceira vez que Palocci não comparece à reunião agendada com os governadores, que tentam obter do governo federal o cumprimento do acordo feito no ano passado para compensar os estados pela perda com a desoneração fiscal de exportações, além de outras medidas para aumentar as receitas estaduais. No encontro, José Dirceu recebeu novamente as reivindicações dos governadores do Codesul, e afirmou que a União está comprometida com o pagamento de uma dívida de R$ 70 bilhões. “Sabemos que a União passa por problemas, mas os estados estão também atravessando grandes dificuldades”, disse Requião.

O governador ressaltou que o Paraná é hoje o segundo Estado exportador do País, apesar disso está arrecadando menos por causa da Lei Kandir. Requião vai encaminhar ao presidente Lula documento em que solicita a compensação dos investimentos estratégicos na área de transportes, feito pelo Estado do Paraná em obras de domínio da União, e o abatimento do montante da dívida estadual com a União, como forma de retorno das perdas e encaminhamento das negociações iniciadas em 2003.

Voltar ao topo