Requião assina acordo com primeiro-ministro canadense

O governador Roberto Requião e o primeiro-ministro canadense Jean Charest assinaram ontem convênio de cooperação entre o Paraná e a Província de Quebec. A assinatura ocorreu no Palácio do Governo de Quebec e teve também a presença de Mario Lavoie, conselheiro do primeiro ministro, e François Boilhac, ministro da Indústria e Comércio. O convênio vai vigorar por quatro anos, podendo ser prorrogado pelo mesmo período, e será publicado no Diário Oficial do Paraná e na Gazette Officielle do Quebec .

Pelo convênio, os dois lados se comprometem a reforçar e alargar sua cooperação e desenvolver entre si uma parceria global visando a estabelecer relações estreitas e de resultados concretos. O documento lembra que Paraná e Quebec vêm desenvolvendo, desde 1999, laços de cooperação em diferentes campos, como os da agricultura, da educação e da formação, mas há o desejo de estender essa cooperação também para outras áreas, como a cultura, saúde e serviços sociais.

Para atingir seus objetivos, o convênio vai trabalhar com o envio de missões quebequenses e paranaenses para organizar atividades e projetos, bem como intercambiar experiências; organização de seminários, conferências, exposições e feiras no Paraná e em Quebec; com a troca de informações e documentos; acolhimento de estagiários para realização de projetos, acolhimento de estudantes, professores e pesquisadores pelas instituições de ensino; e com a execução de iniciativas conjuntas de cooperação nos domínios de interesse comum.

Além disso, os dois lados concederão assistência às instituições, organismos e empresas que venham a participar da realização das atividades e projetos de cooperação.

Voltar ao topo