Requião anuncia Cheida para o Meio Ambiente

O ex-prefeito de Londrina Luiz Eduardo Cheida (PMDB) será o futuro secretário estadual do Meio Ambiente. A escolha foi confirmada ontem pela assessoria do governador eleito, Roberto Requião (PMDB).

Cheida vai ocupar no Estado o cargo que já exerce na administração do prefeito de Londrina, Nedson Micheletti (PT). A definição do nome para o Meio Ambiente foi a única anunciada ontem. A expectativa é que Requião anuncie hoje os ocupantes das duas últimas secretarias ainda sem titular – Saúde e Obras.

Cheida é o primeiro suplente do PMDB do Paraná na Câmara Federal. Na eleição de 6 de outubro, ele ficou com a terceira suplência, mas os dois candidatos que ficaram a sua frente – Reinhold Stephanes e Claudio Rorato – vão assumir respectivamente as Secretarias de Administração e Turismo.

Inicialmente, o ex-prefeito de Londrina – que é médico, com especialização em gastroenterologia – chegou a ser cotado para assumir a Secretaria de Saúde. Mas, nos últimos dias, dois outros nomes passaram a ser cogitados – o ex-secretário da área no primeiro governo Requião, Nizan Pereira, e o médico Claudio Xavier.

Cheida, atualmente, é o presidente do PMDB de Londrina. Até 1998, ele estava filiado ao PT, tendo sido indicado em prévia do partido para concorrer ao governo do Estado. Mas acabou desistindo em favor de uma composição com o PMDB, que lançou o senador Roberto Requião como candidato ao governo. Nessa aliança, o PT lançou o candidato ao Senado, Nedson Micheletti. Cheida foi candidato a deputado federal, mas não conseguiu se eleger.

Logo depois da eleição, ele rompeu com o PT, devido a uma briga interna com o atual deputado federal eleito Paulo Bernardo, que concorreu à reeleição em 1998. Os dois voltaram a ocupar funções públicas com a eleição de Micheletti para prefeito de Londrina, há dois anos. Cheida foi chamado para ocupar a Secretaria do Meio Ambiente. Ele já tinha uma experiência informal na área porque, em 1994, ajudou a formular o programa de governo para a área de de Luiz Inácio Lula da Silva na disputa pela Presidência da República.

Voltar ao topo