Reprovados em teste ingressam com recurso

Agora são dois os candidatos a vereador reprovados nos testes de escolaridade aplicados pela 1.ª Zona Eleitoral a recorrer ao TRE: Antônio Roberto Filho (PSL) entrou com recurso ontem à tarde, na 1.ª Zona Eleitoral de Curitiba, contra o indeferimento de seu registro. Nelson Ademir Lara (PSC) já havia recorrido, e um terceiro candidato juntava documentos para fazê-lo.

O juiz eleitoral de Ortigueira também reprovou dois candidatos que pretendiam concorrer a uma vaga de vereador no município. O juiz alega em sua sentença que em teste escrito de treze palavras um dos candidatos errou nove, o que permite considerá-lo analfabeto. Inconformados, os dois interpuseram recurso ao TRE.

Reunião

Candidatos e representantes de partidos políticos lotaram ontem a sala de múltiplo uso I do Tribunal Regional Eleitoral, para ouvir e questionar o juiz da 175.ª Zona Eleitoral de Curitiba, Fernando Ferreira de Moraes, sobre as normas que regem a propaganda de rua. A decisão do juiz, de editar portaria proibindo a utilização de igrejas e locais de culto religioso para propaganda de candidatos, foi um dos temas em debate. Moraes explicou que a determinação não é nova, já constava no Código Eleitoral de 1965. Apenas a Justiça está usando de maior rigor na observância do respeito à lei.

Antes, o cartório eleitoral da 175.ª efetuou o sorteio dos 454 pontos de outdoors, de baixo e alto impacto, remanescentes em Curitiba. Esses pontos já haviam sido sorteados, mas os partidos aos quais couberam preferiram abrir mão, determinando o resorteio entre as coligações Tá na Hora Curitiba, Curitiba melhor Pra Você, PFL e PRTB, que se interessaram em participar. Também ontem à tarde os candidatos a prefeito entregaram ao TRE as fotos que serão usadas na urna eletrônica.

Nanicos

O juiz da 1.ª Zona Eleitoral, D?Artagnan Serpa Sá, não aceitou e indeferiu ontem à tarde o pedido apresentado pelo PPS para impugnação de registro dos candidatos dos partidos PRP, PTC, PMN, PT do B e PRTB, siglas pequenas que, no entender do reclamante, não teriam atividades características de partidos, apresentando-se apenas às vésperas de eleições.

Mais um postulante a uma vaga na Câmara Municipal de Curitiba oficializou ontem sua renúncia à disputa no cartório da 1.ª Zona Eleitoral, responsável pelo registro de candidaturas nas eleições do município: Natalício Alves Pereira, do PFL. Este é o 14.º pedido de renúncia registrado este ano, e o 11.º só no PFL.

Multa

Na sessão plenária de ontem à tarde, os juízes apreciaram o recurso eleitoral n.º 2197, apresentado por Célio das Neves (Célio Bolinha), candidato a vereador pelo PL. Ele foi autuado por propaganda irregular extemporânea em muros. O TRE manteve a sentença do juiz da 175.ª Zona Eleitoral, que aplicou multa de 20 mil Ufirs e determinou a retirada imediata da propaganda.

Voltar ao topo