Renovação cria expectativa na Câmara

Nove novos vereadores assumem no dia 18 de fevereiro no lugar dos que estão deixando a Câmara Municipal de Curitiba para enfrentar novos desafios. Dos antigos, oito elegeram-se deputados federal ou estadual, e dois foram chamados para compor o governo estadual.

Quatro assumem pela primeira vez: Luiz Felipe Braga Cortes (PFL), Paulo Lamarca (PT), Roseli Isidoro (PT) e Nilton Ferreira Brandão (PT); e José Roberto Sandoval (PPB), Carlos Bortolleto (PFL), Nely Almeida (PSC), Pedro Paulo Costa (PT) e Jonathas Pirkiel (sem partido) já ocuparam anteriormente a função.

Os vereadores Jorge Samek e Clair da Flora Martins (ambos do PT) elegeram-se para a Câmara Federal. Arlete Caramês (PPS), Alexandre Curi (PMDB), Tadeu Veneri (PT), Mauro Moraes (PSC) e Ailton Araújo (PSDB) assumem uma vaga na Assembléia Legislativa. Marcelo Almeida (PMDB) é o novo diretor geral do Departamento de Trânsito (Detran), e Ricardo Gomyde (PCdoB) assumiu a presidência da Paraná Esporte. Natálio Stica (PT), também elegeu-se deputado estadual,

Novatos

Nilton Ferreira Brandão é formado em Matemática pela Universidade Federal e em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica. Servidor federal, é professor da rede estadual de ensino e analista de sistemas da UFPR. Desde 1985 está filiado ao PT. “Comecei a militar em 82, quando ainda estava no Seminário”, lembra. A primeira vez em que se candidatou foi em 96. “Sai candidato a vereador, e obtive 1500 votos”. Em 2000 ficou como quarto suplente da coligação PCB/PCdoB/PMN e PT.

Animado com a possibilidade de ocupar o cargo por dois anos, Brandão já tem vários projetos que serão encaminhados assim que retornarem os trabalhos na Câmara. “A menina dos olhos para mim é a questão da educação. Quero promover seu resgate no campo municipal”, antecipou

.Ator e cabeleireiro, Paulo Lamarca quer dar prioridade para algumas áreas já definidas, como a cultura. Ligado aos movimentos sociais, antes de apresentar qualquer projeto, Lamarca pretende tomar conhecimento do que está em andamento na Casa. “Há uma inflação de projetos dentro da Câmara, por isso tenho que ver o que já foi apresentado para não repetir”.

Funcionária da Universidade Federal do Paraná há 21 anos, Roseli Isidoro foi pró-reitora de Recursos Humanos e Assuntos Estudantis e servidora do Hospital de Clínicas. Filiada ao PT desde 82, disputou as eleições em 2000 e ficou como terceira suplente da coligação. Para poder se dedicar ao mandato, Roseli se afastou da Universidade. “Minha dedicação à Câmara será total. Tenho um coletivo de vários bairros que pretendo atender, mas ainda não defini nenhum projeto”.

Luiz Felipe Braga Cortes é engenheiro civil e vinha desenvolvendo atividades na Cohab.

Experiência

Jonathas Pirkiel, suplente do PMDB, deixou o partido antes das eleições de outubro do ano passado. Formado em Direito, ele advoga na área criminal. Pirkiel foi vereador no período de 88 a 92, quando concorreu à prefeitura de Curitiba. “Fiquei quatro anos afastado da política, e voltei como primeiro suplente em 96”, lembra. Em 98 assumiu no lugar de Renato Gaúcho (PMDB), eleito deputado estadual.

José Roberto Sandoval está retornando à Câmara pela terceira vez. Empresário e representante da comunidade evangélica, cumpriu dois mandatos, de 92 a 2000. Durante esse período apresentou projetos importantes, um deles modelo para o Ministério da Saúde.

Este será o quarto mandato de Nely Almeida, que foi eleita pela primeira vez em 89, pelo PMDB. De 93 a 96 cumpriu mandato pelo PSDB, e na terceira vez foi eleita pelo PSC. Formada em geografia e história, preencheu a licença do vereador Fábio Camargo (PSC), em 2002. É natural de Bom Retiro (SC) e desenvolveu diversos trabalho na Cohab.

Carlos Bortoletto assumirá agora seu segundo mandato. O primeiro foi entre 97 e 2000. Técnico em contabilidade e empresário, ele é natural de Rolândia. Pedro Paulo tem seu reduto na Vila Osternack, é funcionário público municipal do quadro do magistério e já foi presidente municipal do PT.

Governo muda após quatro anos

Também a partir de fevereiro a Câmara passará a contar com um novo líder do prefeito e com um novo líder da oposição. Depois de quatro anos no cargo de líder de Cássio Taniguchi (PFL) na Casa, o vereador Mário Celso Cunha (PSB) pediu desligamento da função no início de dezembro. Em seu lugar assume o vereador Rui Hara (PSDB). Já o bloco de oposição realiza troca de líder a cada seis meses, e agora será a vez de André Passos (PT) assumir.

O bloco, que antes contava com onze vereadores, passa agora a ser formado pelos seis vereadores do PT – Passos, Adenival Gomes, Newton Brandão, Paulo Lamarca, Roseli Isidoro e Pedro Paulo – e dois do PMDB -Celso Torquato e Paulo Salamuni. E a dúvida continua sendo se Jorge Bernardi (PDT) votará com a oposição, como fez até novembro do ano passado.

Já o ex-líder do prefeito pediu desligamento para poder se dedicar mais aos seus eleitores, projetos e também à campanha de 2004, quando sairá novamente candidato a vereador. ” O prefeito fez apelos para eu ficar, mas ele entendeu minhas razões”, explicou Mário Celso.

Rui Hara assume o cargo pela primeira vez. Para ele as mudanças nas secretarias realizadas por Cássio Taniguchi, no último dia 14, deverão refletir também na Câmara. “Com as mudanças promovidas pelo prefeito teremos turbulências, porque alguns secretários tinham o apoio dos vereadores. Teremos que acomodar estas mudanças, que na minha opinião foram positivas”, disse.

Ele prevê que os próximos dois anos serão de muito trabalho. Com a saída de nove vereadores, acredita que a convivência na Câmara se torne mais tranqüila. “Saíram alguns críticos mais afiados, como o Marcelo Almeida, o Tadeu Veneri e a Clair Martins. O pessoal novo eu ainda não conheço, mas acredito que deverá haver um bom convívio”, opinou. (Fabiane Prohmann)

Voltar ao topo