Renato Adur pede apoio a prefeitos do Paraná

O secretário estadual do Desenvolvimento Urbano, Renato Adur, recebeu ontem o presidente da Associação dos Municípios do Paraná (AMP), Joarez Lima Henrichs, que liderou uma comitiva de mais de cinqüenta prefeitos e representantes de todas as microrregiões do Estado. O grupo foi pedir ao secretário explicações sobre a possível data em que o governo vai liberar os recursos referentes a obras e convênios coms os municípios que foram cancelados por causa da moratória decretada pelo governador Roberto Requião.

A iniciativa do encontro partiu do governo do Estado, que convidou os dirigentes municipais para, juntamente com os integrantes da Comissão de Política de Desenvolvimento Urbano do Estado do Paraná, participar da elaboração do novo programa para o desenvolvimento dos municípios.

Segundo Renato Adur a participação dos prefeitos na elaboração do programa é de fundamental importância, uma vez que são as prefeituras as principais beneficiadas, e também as grandes conhecedoras das reais necessidades dos municípios. “Todas as boas idéias são bem-vindas e serão avaliadas”, garantiu Adur. O secretário ainda acrescentou que o governo não irá mais aceitar decisões de cima para baixo. “Tudo será executado a partir de um projeto em que todos os interessados possam participar”.

O presidente da AMP e prefeito de Barracão, Joarez Henrichs, elogiou a iniciativa. “Os prefeitos são os que mais sabem das necessidades da população de suas cidades, por isso a nossa participação nas discussões do plano é de fundamental importância”. Henrichs aproveitou a oportunidade para entregar ao secretário um documento contendo reivindicações das prefeituras. Entre os pedidos, estão a continuação dos pagamentos dos convênios firmados durante o governo anterior e a manutenção do programa que financiava obras municipais via Fundo de Desenvolvimento Urbano.

Os prefeitos pediram ainda que a secretaria continue liberando uma verba mensal para as dezoito associações microregionais de municípios, que utilizam o dinheiro para contratar técnicos responsáveis por estudos de interesse de cada região. O secretário disse que iria estudar o pedido.

Voltar ao topo