Partidos

Reeleito no PPS, Bueno comanda o processo eleitoral de 2012

O deputado federal Rubens Bueno foi reeleito neste sábado, 29, para mais um mandato como presidente do PPS do Paraná. Em Congresso Estadual, realizado em Curitiba, o PPS elegeu a nova executiva e os membros do diretório, que comandarão o partido por mais dois anos.

À frente do PPS no estado há doze anos, Bueno avisou que será o último mandato como presidente. “Nós temos que fazer a transição. Temos outras lideranças e espero que outro companheiro assuma o partido no próximo congresso”, comentou.

Como presidente do PPS, Bueno vai conduzir todas as negociações de alianças e formação de chapas de candidatos a prefeito e vereador nas eleições municipais do próximo ano. Em 2012, o partido pretende lançar candidatos próprios em pelo menos 120 cidades das 362 em que o partido está organizado no estado.

Na abertura do Congresso, na sexta-feira à noite, estava o governador do estado, Beto Richa (PSDB). O prefeito Luciano Ducci (PSB) não compareceu, mas mandou uma carta agradecendo a participação do PPS na sua administração. O presidente estadual do PSC, deputado federal Ratinho Junior, também esteve no Congresso.

Ducci e Beto querem manter a aliança com o PPS para a prefeitura de Curitiba, assim como Ratinho Junior quer abrir um diálogo para o projeto da sua candidatura na capital, mas o PPS se posiciona em defesa da candidatura própria. A vereadora Renata Buena já lançou a sua pré-candidatura há duas semanas, durante a convenção municipal do partido.

Presente ao Congresso, a pré-candidata a prefeita de São Paulo pelo PPS, Soninha Francine, foi o exemplo apontado por Bueno para reafirmar que colaboração administrativa não impede que um partido lance candidatura própria. “O PPS é aliado do Kassab (Gilberto Kassab) e nem por isso a Soninha vai deixar de ser candidata”, disse o presidente do partido.

Nova executiva

O Congresso Estadual também reelegeu o secretário geral Rubico Camargo. O secretário do Desenvolvimento Urbano do Estado, Cezar Silvestri, e os deputados estaduais e federais Sandro Alex, Douglas Fabrício, Marcelo Rangel, César Silvestri Filho são vice-presidentes. Compõem ainda a executiva Hélio Wirbiski (primeiro secretário), Geraldinho Hernandes Torres (segundo secretário), Jorge Gomes Rosa (primeiro tesoureiro), Angela Donha (segunda tesoureira) e os membros Tercilio Turini, Márcia Coelho, Márcia Kozelinski, Renata Bueno e Iara Freire.