Assembleia Legislativa

Receita apura restituição indevida de IR aos fantasmas

A intenção, segundo Cozella, é que o recurso seja devolvido aos cofres públicos. “Uma investigação criminal deverá identificar os responsáveis por estes recebimentos”, afirmou. Segundo ele, o diretor-geral, e os diretores de Recursos Humanos e Financeiro da Assembleia no período em que ocorreram as fraudes também podem ser responsabilizados e obrigados a ressarcir os recursos pagos indevidamente.

O presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Valdir Rossoni, disse, em coletiva no início da sessão desta tarde, que recebeu uma ordem judicial pedindo que disponibilizasse as informações contábeis da Assembleia nos exercícios de 2008 e 2009 à Receita Federal e que todas as informações solicitadas foram repassadas nesta manhã. Ele confirmou o envolvimento de dois atuais funcionários da casa no esquema. “Um era comissionado e já foi exonerado. O outro é efetivo, do setor de telefonia, já acionei nossa procuradoria para sabermos que medida tomar”. Rossoni classificou como natural a busca realizada na Assembleia nesta manhã. “Todos nós sabemos que a Polícia Federal investiga há algum tempo a Assembleia. É natural que, em algumas oportunidades, tenham que vir buscar documentos”, disse.

Rossoni comentou, também, sobre a possibilidade de funcionários dos bancos que operam as contas dos servidores da Assembleia estarem envolvidos no esquema. “Se for comprovada a participação dos bancos em qualquer das irregularidades, a Assembleia pedirá ressarcimento”, avisou.