A Câmara de Curitiba aprovou, em primeira discussão, a mensagem do prefeito Gustavo Fruet (PDT) que concede reajuste linear de 6,77% ao funcionalismo. A medida também se estende ao procurador geral do município, aos secretários e aos servidores do Legislativo. Retroativa a primeiro de abril, a correção deve ser recebida já no pagamento deste mês e abrange os 35 mil servidores da administração direta, autarquias e fundações públicas, aposentados e pensionistas.
Com impacto financeiro de R$ 158,9 milhões, o aumento salarial corresponde à reposição da inflação apurada pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) entre abril de 2012 e março de 2013.
Emenda apresentada pela Comissão de Legislação, Justiça e Redação, que estendia o reajuste ao prefeito e à vice, Mirian Gonçalves (PT), foi derruba a pedido de Fruet. O líder do prefeito, Pedro Paulo (PT), destacou como avanço a retirada das faltas das fichas funcionais, que foram aplicadas em razão de participação em paralisações.
Entre as quatro emendas acatadas estão a que estende a correção do INPC sobre os valores das funções gratificadas (cargos de chefia) e a que estabelece que os reajustes concedidos deverão respeitar o teto remuneratório estabelecido pela Constituição Federal. Hoje os vereadores se reúnem em sessão extraordinária para segunda votação da matéria.


