O presidente nacional do PMDB, senador Valdir Raupp (RO), se reuniu nesta sexta-feira, 07, Palácio do Planalto com o ministro-chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante.

continua após a publicidade

A conversa ocorreu em meio à troca de acusações entre PT e PMDB. Após o encontro, Raupp se mostrou confiante de que as divergências de seu partido com o governo sejam resolvidas até o início da próxima semana, mas não indicou saídas concretas.

O peemedebista classificou o desentendimento como um fato isolado. “Foi no calor do carnaval do Rio de Janeiro que saíram essas trocas de acusações. O carnaval já passou e isso aí deve passar também”, disse.

Questionado sobre o risco de o problema, que começou na Câmara, chegar ao Senado, Raupp disse que sempre houve insatisfação nos peemedebistas da Casa.

continua após a publicidade

“Um partido do tamanho do PMDB vocês sabem que sempre teve divergências em alguns setores da bancada do Senado, mas não tão forte como pode de repente ocorrer. É isso que a gente tem que evitar”, afirmou.

Raupp avaliou que as alianças regionais são um ponto chave na discussão. “Se avançarmos um pouco mais nas alianças regionais, já começa a distensionar a crise”, afirmou o senador.

continua após a publicidade

Para ele, a definição em alguns Estados pode evitar que seja feito o adiantamento de uma convenção partidária que avaliaria o rompimento da aliança com o governo Dilma.

Sobre a solução do problema, Raupp disse que conversou ontem com o ex-presidente Lula e que vai continuar participando de reuniões com o governo. Segundo ele, uma reunião, que deve ocorrer no Palácio da Alvorada, está marcada para domingo.

Entre os participantes, estarão, além dele, a presidente Dilma Rousseff, o vice-presidente Michel Temer, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN).