Entrevista coletiva

Raul Filho diz que recebeu verba de Carlinhos Cachoeira

O prefeito de Palmas (TO), Raul Filho (PT), afirmou hoje que recebeu doações do empresário Carlinhos Cachoeira na campanha eleitoral de 2004, mas negou que tenha utilizado caixa dois.

Ele disse ainda, durante entrevista coletiva, que irá se oferecer para depor na CPI que investiga as relações de Cachoeira com agentes públicos e privados.
Na noite de ontem (1), o “Fantástico” exibiu imagens de uma conversa de Raul com Cachoeira. O empresário oferece contribuições em dinheiro e um show na reta final da eleição.

No encontro, Raul diz que “Palmas tem uma série de oportunidades a serem exploradas, no campo imobiliário, nos transportes” e que uma “composição” dependeria das áreas em que Cachoeira quisesse atuar.

Hoje (2), ao confirmar as doações, o prefeito disse que o dinheiro foi repassado na época ao comitê petista e que não sabe dizer quanto foi doado por Cachoeira em 2004.

Ainda segundo o prefeito, Cachoeira pagou um show do cantor romântico Amado Batista em Palmas no final da campanha. Questionado sobre a legalidade da doação, Raul afirmou que seu comitê “deve ter declarado este dinheiro em sua prestação de contas”, mas não explicou em nome de quem foi registrado o repasse.

“A época permitia shows e o mais pesado durante a campanha era viabilizar esses shows”, disse Raul. Segundo o prefeito, o encontro com o empresário mostrado pelo “Fantástico” foi “o primeiro e único”.

O prefeito afirmou também que se aproximou de Cachoeira por meio de um amigo, o empresário Sílvio Roberto. Em um segundo vídeo exibido pelo “Fantástico”, Cachoeira aparece conversando com Sílvio Roberto, identificado pela Polícia Federal como envidado de Raul. Os dois combinam uma ajuda de R$ 150 mil e uma “aposentadoria”.

Segundo Raul, coube a Sílvio acertar os valores da doação. “A campanha era minha, mas não fui eu quem buscou esse recurso”, afirmou. “Ele vai se explicar se for necessário. Sílvio é meu amigo de vinte anos. Ele é uma pessoa que sempre quis nos ajudar”.

Durante a entrevista, Raul citou o requerimento da senadora Kátia Abreu (PSD-TO), que pede que o prefeito deponha na CPI. “Já tinha me colocado à disposição para depor quando a senadora propôs. Quero participar da CPI, vou me convidar antecipadamente para depor, porque lá vou ter acesso a todo teor da conversa, vou fazer as justificativas que estou fazendo aqui e responder os questionamentos que o Congresso vem fazendo”, disse.

O prefeito também disse que ao falar das “oportunidades” de Palmas, não estava sugerindo uma “troca de favores”, mas agiu como político que apresentava a cidade para um empresário. “Não existe ajeitamento para as empresas de Cachoeira, aqui não existe isso”, disse Raul.