Rafael Greca responde a críticas de Vargas

O deputado estadual Rafael Greca (PMDB) divulgou ontem uma nota respondendo ao presidente do PT do Paraná, deputado André Vargas, que o acusou de incoerência em decorrência das críticas que fez ao governo federal durante o discurso na solenidade dos 150 anos da Assembléia Legislativa, anteontem. “Quem mudou de opinião, para pior, foi o PT. No governo FHC, o PT fechou questão contra a venda das reservas de petróleo, agora o mesmo PT quer leiloar as reservas do Brasil, que podem nos dar auto-suficiência em combustíveis, em dois anos”, reagiu Greca.

Vargas havia dito que Greca não tinha credibilidade para criticar a privatização da exploração do petróleo já que fora um dos defensores da venda da Copel, em 2001. Na nota, Greca admitiu que mudou de opinião e que esse teria sido um dos motivos que o levaram a se filiar ao PMDB.

Polêmica

Ele justifica: “Hoje, acho justa a luta popular contra a venda da Copel. O tempo mostrou o desastre das privatizações apressadas. E da entrega de setores estratéticas a mãos privadas. O presidente do PT do Paraná usou o desaforo, que é a ausência de argumentos”, provocou. Vargas alimentou a polêmica. Distribuiu também uma nota mencionando que o leilão de bacias petrolíferas, condenado por Greca e que será realizado nos dias 17 e 18 de agosto pela Agência Nacional do Petróleo (ANP), obedece a uma lei aprovada pelo governo Fernando Henrique Cardoso, de quem Greca foi ministro. “Ele quebrou o monopólio da Petrobras na exploração e produção de petróleo no Brasil, bem como, aprovou a Lei de Responsabilidade Fiscal que engessou os investimentos das estatais, para cumprir o superávit primário, que tanto o deputado e ex-ministro de FHC defendeu”.

Voltar ao topo