Quinta-feira é o Dia Nacional de Combate ao câncer

Ainda sem perspectiva de cura para a maioria dos tipos de tumores, as estatísticas de casos de câncer e de número de óbitos provocados pela doença não param de crescer. Esse fato tem alarmado a sociedade médica brasileira, que vem encarando uma grande oportunidade de divulgar ações preventivas durante a comemoração do Dia Nacional de Combate ao Câncer, 27 de Novembro.

Segundo o oncologista Dr. Juvenal Antunes Oliveira Filho, da clínica especializada em tratamento de câncer de Campinas, a Oncocamp, a data serve como o momento ideal para ultrapassarmos umas das grandes dificuldades brasileiras para enfrentar o câncer. “Trata-se de despertar a consciência da população em geral para a importância da prevenção. Todos os tipos de tumores que registram os maiores números de casos e de óbitos podem ser prevenidos e o Brasil consegue, sem dúvida, reduzir consideravelmente a atual alta incidência adotando medidas simples”, completa.

“Para termos uma idéia do que a prevenção significa, podemos pegar o exemplo do câncer de estômago, em que 35% dos casos registrados no ano passado poderiam ter sido evitados com alimentação balanceada. Isso acontece da mesma forma com o câncer de pulmão e o hábito de fumar”, compara Dr. Juvenal.

Além das ações cotidianas que evitam o aparecimento de tumores como praticar exercícios, ter hábitos saudáveis e alimentação equilibrada, entre vários fatores, também podem ser realizados exames específicos regulares em casa ou no consultório médico. “Essas atitudes são importantes, porque o auto-exame de mama, de pele e o papanicolau, por exemplo, podem diagnosticar precocemente um tumor, facilitando a cura, da mesma forma que a prática do sexo seguro pode combater o câncer de colo de útero, prevenindo 80% dos casos”, explica.

O dia 27 de novembro, Dia Nacional de Combate ao Câncer, foi criado exatamente com esse objetivo: divulgar o atual cenário oncológico e a importância da prevenção e do diagnóstico precoce. Segundo estimativas do Ministério da Saúde, até o final desse ano, serão registrados no País cerca de 305 mil novos casos de câncer. Ao todo, 117 mil pessoas vão morrer vítimas da doença, que é a segunda maior causa de mortes no Brasil, só perdendo para os problemas cardiovasculares.

Num momento em que o câncer de mama ocupa o primeiro lugar no ranking de incidência, com 31.590 casos, seguido do tumor de estômago, de pulmão, próstata e colo de útero, torna-se extremamente necessário intensificar as ações que evitem o aparecimento da doença. “A prevenção é a principal arma contra o câncer”, conclui o oncologista.

Voltar ao topo