Questão das CPIs perto da solução

A novela da criação das cinco Comissões Parlamentares de Inquérito deve ter um desfecho hoje na Assembléia Legislativa. Até ontem a liderança do governo e a Mesa Executiva ainda tentavam fechar um acordo para reduzir de cinco para três o número de CPIs que seriam instaladas.

Setores da base aliada resistem à ordem de prioridade defendida pela liderança do governo, que propõe o início dos trabalhos pelas investigações das denúncias de irregularidades na Copel, Banestado, e contratos para cobrança de pedágio.

Autor do pedido de CPI sobre a ParanáCidade, o deputado Augustinho Zucchi (PDT) disse que não abre mão de instalar a comissão. “Se as assinaturas já estão coletadas e os deputados assinaram, fica difícil não fazer agora. A redução do número de CPIs deveria ter sido objeto de um acordo antes de começarmos a coletar as assinaturas”, afirmou o deputado pedetista. A outra CPI proposta é sobre os Jogos da Natureza, cujo pedido foi feito pelo deputado Nereu Moura (PMDB), que também resiste em abdicar das apurações.

Para o líder do governo, deputado Ângelo Vanhoni (PT), o consenso sobre a criação das cinco CPIs está praticamente alcançado. Vanhoni acha que podem ser criadas e instaladas todas as cinco, mas apenas três – Copel, Banestado e Pedágio – começariam a funcionar imediatamente, e as outras duas ficariam para daqui a noventa dias, quando estariam concluídas as primeiras.

Indicações

Além da formatação das CPIs, os líderes dos partidos aliados ao governo, Vanhoni e o presidente da Assembléia Legislativa, Hermas Brandão (PSDB), estavam discutindo ontem os nomes para as funções de presidente e relator das CPIs, que deverão ter um total de sete membros. Se aprovada, a CPI do Banestado deverá ser presidida pelo deputado Neivo Beraldin (PDT). A CPI da Copel teria como presidente a deputada Elza Correia (PMDB). A CPI do Pedágio só tinha até ontem a indicação prévia do relator: o deputado Mário Sérgio Bradock (PMDB).

Além da escolha dos presidentes e relatores, os aliados discutiam também a possibilidade de criação de subcomissões em cada uma das CPIs. Seria uma fórmula para organizar as investigações, já que cada um dos temas comporta operações realizadas em períodos diversos e de diferente natureza.

Voltar ao topo