Quem são os que querem governar o Paraná

A primeira eleição totalmente informatizada do País é também a maior da história. Cada eleitor indicará quatro nomes que irão representá-lo no Congresso Nacional e na Assembléia Legislativa, o governador e o presidente da República. Ele escolherá, portanto, seis candidatos, começando pelo deputado federal e encerrando pelo presidente da República.

No Paraná esta é a eleição com o maior número de candidatos ao Palácio Iguaçu – doze no total. No caso do Senado, dezessete candidatos disputam as duas vagas disponíveis.

Durante 44 dias os eleitores puderam conhecer e analisar as propostas de todos os 683 postulantes a um mandato eletivo. Para isso os candidatos promoveram ao longo do período um grande número de caminhadas, comícios, jantares e reuniões para que o maior número possível de pessoas tomasse conhecimento de suas idéias, propostas e planos de governo, além da propaganda eleitoral obrigatória no rádio e na televisão e a realização de debates entre os principais concorrentes.

Na disputa pelo governo e pelo Senado este ano no Paraná estão nada menos que três ex-governadores: Roberto Requião, Álvaro Dias e Paulo Pimentel. Os dois primeiros querem voltar a comandar o poder Executivo estadual, e Paulo disputa uma das duas vagas de senador. O candidato tucano ao Palácio Iguaçu, Beto Richa, é filho de um de seus ex-ocupantes, José Richa, primeiro governador eleito pela via direta após o regime militar. Tres mulheres decidiram entrar na briga pelo Senado: a londrinense Nitis Jacon, Nely Almeida e Eda Slomp.

Candidatos ao governo

Álvaro Dias

Coligação Vote 12 (PDT, PPB, PTB, PTN, PRP e PTdoB)

Vice – Luiz Forte Netto

Álvaro Fernandes Dias tem 57 anos, e é formado em História pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Casado com Débora Dias, o casal tem dois filhos. Sua primeira experiência política foi como vereador de Londrina, entre 1969 a 1971. No mesmo ano foi eleito deputado estadual, cargo que ocupou até 1975.

Foi deputado Federal por duas legislaturas – de 1975 a 1979 e de 1979 a 1983. Em 1982 foi eleito senador. Em 1987 assumiu o governo do Estado, até 1991. Dias passou oito anos afastado de cargos eletivos, tendo apenas uma breve passagem pela presidência da Telepar. Atualmente está em seu segundo mandato de senador, com mandato até 2006.

Forte Netto é arquiteto e urbanista, formado pela Universidade Mackenzie (SP). Em 2000 concorreu a seu primeiro cargo eletivo, a prefeito de Curitiba pelo PSDB.

Roberto Requião

PMDB

Vice – Orlando Pessuti

Roberto Requião de Mello e Silva tem 61 anos, é formado em Direito pela Universidade Federal do Paraná e em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Casado com Maristela Quarenghi de Mello e Silva, tem dois filhos. Começou sua carreira em 1983 como deputado estadual, mandato que exerceu até 1985. Em 1986 foi eleito prefeito de Curitiba, permanecendo no cargo até 1989. Foi secretário do Desenvolvimento Urbano do Estado de 1989 a 1990, na gestão de Álvaro Dias. Em 91 foi eleito governador, e em 1994 assumiu o cargo de senador.

Orlando Pessuti é formado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal do Paraná, e faz parte do quadro de funcionários da Emater. Desde 1982 é deputado estadual.

Beto Richa

Coligação Paraná de Todos Nós (PSDB, PFL, PSL e PAN)

Vice – Lubomir Antônio Ficinski Dunin

Carlos Alberto Richa tem 37, é casado com Fernanda Vieira Richa e tem três filhos. Nascido em Londrina, é engenheiro civil formado pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Filho do ex-governador José Richa, foi eleito deputado estadual em 1995, sendo reeleito no mandato seguinte. Em 2000 saiu como candidato a vice-prefeito na chapa de Cássio Taniguchi, e assumiu no ano seguinte a Secretaria Municipal de Obras.

Lubomir Ficinski é formado em Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Paraná. Desde 1995 integra a equipe do governador Jaime Lerner.

Padre Roque

Zimmermann

Coligação Renova Paraná (PT, PHS, PL, PCB e PCdoB)

Vice – Emerson José Nerone

Padre Roque tem 63 anos, e nasceu na cidade gaúcha de Santo Cristo. É padre da Congregação dos Missionários da Sagrada Família há 38 anos. Professor licenciado da Universidade Estadual de Ponta Grossa, é graduado em Filosofia, Letras e Teologia, mestre em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e doutorando em Ciências Políticas. Foi eleito deputado federal em 1992, e re-eleito quatro anos depois.

Emerson Nerone foi o primeiro vereador do PT de Maringá, em 1992. Atualmente é presidente do Diretório Regional e da Comissão de Ética do PHS.

Rubens Bueno

Coligação Vote Limpo 23 (PPS e PV)

Vice – Sigrid de Mendonça Andersen

Rubens Bueno tem 54 anos, é professor, formado em Letras pelo Centro de Estudos Universitários de Brasília. Casado com Rosemaria Eitelwein Bueno, eles têm três filhos. Foi eleito deputado estadual pela primeira vez em 1983, sendo reeleito em 1987, e permanecendo no cargo até 1991. Foi eleito deputado federal no mesmo ano. Dois anos depois renunciou ao cargo para assumir a Prefeitura de Campo Mourão. Em 1999 foi eleito deputado federal.

Sigrid Andersen é graduada em Ciências Sociais, e tem especialização, pós-graduação e doutorado em assuntos relativos à Ecologia. Foi diretora técnica da International Association for Impact Assessment no Brasil e diretora de Desenvolvimento Sustentável da Câmara de Integração do Mercosul.

Giovani Gionédis

Coligação Movimento Social Cristão (PSC e PST)

Vice – Júlio Hideo Ando

Giovani Gionédis tem 57 anos e é casado com Louise Gionédis. Advogado formado pela Universidade Federal do Paraná, iniciou sua ação política como assessor parlamentar, tornando-se depois procurador geral de Curitiba, secretário de Estado, chefe da Casa Civil e secretário da Fazenda no governo de Jaime Lerner. É a primeira vez que Gionédis sai candidato a um cargo eletivo.

Júlio Ando foi vereador de Curitiba por mais de um mandato.

Cirus Itiberê da Cunha

PSD

Vice – Waldomiro Petriceli

Cirus Itiberê tem 52 anos, é casado e tem três filhos. É engenheiro civil formado pela Universidade Federal do Paraná e matemático formado pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. É diretor da Federação Paranaense de Futebol desde 1985. Iniciou na política como vereador de Quatro Barras, em 1997, permanecendo no cargo até 2000.

José Gladston Bispo

PRONA

Vice – Rubens Aparecido Moretti

Gladston Bispo tem 54 anos, é casado e tem quatro filhos. Dirigente empresarial, estudou teologia em seminário franciscano. É formado em Direito pela Universidade Franciscana, em São Paulo. Há trinta anos ocupa cargos executivos em empresas nacionais e multinacionais.

Severino Nunes de Araújo

Coligação Socialismo com Liberdade (PSB e PGT)

Vice – Laércio de Figueiredo de Souto Maior

Natural de Limoeiro, em Pernambuco, Severino Araújo tem 63 anos, é casado e tem três filhos. Ingressou na política na década de sessenta, como militante do PCB. Foi vereador em Uraí por doze anos. Atualmente é presidente do diretório estadual do PSB e funcionário público.

Claudemir

Figueiredo Pessoa

PSTU

Vice – Ivan Ramos Bernardo

Nascido em Recife, Pernambuco, Claudemir Figueiredo tem 38 anos, é divorciado e tem seis filhos. Formado em Filosofia e História pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, iniciou sua militância na década de oitenta, no movimento estudantil. Atualmente é professor de História e Geografia em Almirante Tamandaré.

Jamil Nakad

PRTB

Vice – Odivaldo Alves

Advogado e magistrado aposentado, Jamil Nakad tem 55 anos, é casado e tem três filhos. Nascido em Cambira, norte do Paraná, exerceu a função de juiz de Direito na 2.ª Vara de Delitos do Trânsito e 11.ª Vara Civil de Curitiba. Foi candidato a governador em 1998, e a prefeito de Curitiba em 2000. É o atual presidente do diretório regional do PRTB.

Abrahão Barbosa

Emílio Júnior

PTC

Vice – Helen Patrícia Rodrigues de Lima

Nascido em Ponta Grossa, Abrahão Júnior tem 47 anos, é divorciado e tem dois filhos. Servidor público desde 1980, trabalhou na Prefeitura de Ponta Grossa. Foi candidato a vereador pela sua cidade e a deputado estadual.

Candidatos ao Senado

Paulo Pimentel – PMDB

Afastado da política há doze anos, Pimentel tem 74 anos, é formado em Direito e empresário do setor da comunicação. Foi secretário da Agricultura no primeiro governo Ney Braga e governador do Paraná aos 36 anos, sendo o mais novo a exercer o cargo na história do stado. Foi também deputado federal constituinte.

Osmar Dias – PDT

Tem 50 anos e é formado em Agronomia. Foi titular da pasta estadual de Agricultura em dois governos sucessivos, o de Álvaro Dias e o de Roberto Requião.Em 1994 foi eleito senador pelo PSDB, partido que deixou após assinar a CPI da Corrupção do Senado. Dias tenta agora a reeleição.

Luciano Pizzatto – PFL

Tem 45 anos, é engenheiro florestal e empresário. Em 1992 concorreu ao cargo de prefeito de Curitiba. Foi deputado estadual e está em seu terceiro mandato como deputado federal.

Tony Garcia – PPB

Aos 49 anos, Garcia está tentando uma vaga no Senado pela terceira vez. Nas outras duas era filiado ao PRN, mesmo partido do ex-presidente Fernando Collor. Em 1998 foi eleito deputado estadual.

Flávio Arns – PT

Tem 51 anos e é formado em Letras. Em 1991 elegeu-se deputado federal, seu primeiro cargo político. É sobrinho de Zilda Arns, presidente da Pastoral da Criança.

Edésio Passos – PT

Um dos fundadores do PT do Paraná, Passos tem 63 anos. Foi candidato ao governo em 1982, e a prefeito em 1985. Elegeu-se deputado federal constituinte em 1986.

Nitis Jacon – PSDB

Médica, com especialização em psiquiatria, Nitis tem 67 anos. Professora da Universidade Estadual de Londrina, é uma das coordenadoras do Festival Internacional de Teatro da cidade.

Nely Almeida – PSC

Formada em filosofia, Nely tem 68 anos, é professora e vereadora em Curitiba.

Affonso Antoniuk – PPS

Médico neurocirurgião, aos 67 anos, Antoniuk é professor da Universidade Federal do Paraná e já fez política no PTB.

Antônio Procopiak Neto -PSDC

Procopiak tem 36 anos, é advogado, professor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná e administrador de empresas.

Eda Slomp – PV

Aos 55 anos, Eda trabalha com arquiteta e urbanista. É museóloga e empresária do setor imobiliário.

Abel Morangueira -PRTB

Abel de Souza Morangueira tem 53 anos e é advogado.

Everaldo Silva – PRONA

Empresário, Silva tem 62 anos, é formado em economia e odontologia e foi vereador em Curitiba.

Aristides Mossambani -PSD

Economista e contabilista, Mossambani tem 49 anos.

Júlio de Jesus – PSTU

Aos 41 anos Jesus é funcionário público da previdência e estudante de psicologia.

Rogério de Mello – PTC

Tem 41 anos, é funcionário público estadual da Secretaria de Segurança Pública do Paraná.

Ralph Souza – PSB

Ralph Durval Moreira de Souza tem 49 anos e é advogado.

Voltar ao topo