PTB escolhe Maria Cristina como pré-candidata à Prefeitura

O presidente nacional do PTB, deputado federal Roberto Jefferson, confirmou ontem em Curitiba o nome da empresária Maria Cristina Andrade Vieira como pré-candidata do partido à Prefeitura de Curitiba. Jefferson se reuniu ontem com alguns dos pré-candidatos petebistas das maiores cidades do Estado. “Vim aqui afirmar as candidaturas próprias. Temos que crescer. Só tem torcida e foguete o time que entra em campo”, justificou.

Sobre a disputa em Curitiba, o dirigente nacional do partido afirmou que a pré-candidatura de Maria Cristina é consenso entre as principais lideranças do partido. “Era o sonho do Martinez (o ex-presidente nacional do partido, deputado federal José Carlos Martinez, morto no mês passado em um acidente de avião no Paraná) que ela disputasse a eleição pelo PTB. Vamos fazer o sonho do Martinez”, afirmou o presidente do PTB nacional. Segundo ele, a pré-candidatura de Maria Cristina foi decidida em jantar anteontem à noite com integrantes da executiva estadual, entre eles o presidente do partido no Paraná, deputado federal Iris Simões.

Jefferson disse ainda que o PTB terá candidatos próprios nas maiores cidades do Estado. Citou Londrina, onde o pré-candidato é o deputado federal Alex Canziani; Maringá, que já fechou um acordo em torno da candidatura de Doutor Batista, que já concorreu em 2000; e Ponta Grossa, onde o PTB disputa a eleição com o deputado estadual Jocelito Canto.

Apoio

Cogitado anteriormente como pré-candidato em Curitiba, Iris Simões disse que não estava postulando a indicação, assim como o seu irmão, deputado estadual Carlos Simões. “Estamos trabalhando o nome da Maria Cristina. Fizemos vários comerciais na TV com ela e hoje, com a vinda do deputado Roberto Jefferson, oficializamos esta pré-candidatura. Nunca coloquei meu nome e nem o Carlos. Achamos que o partido deve lançar um nome novo”, disse Iris.

O presidente estadual do PTB afirmou ainda que o partido, ao lançar Maria Cristina, está se comportando da mesma forma que as demais siglas. “Todos os partidos têm pré-candidatos em Curitiba. Só o PMDB ainda não tem um nome porque, aí, a decisão é do governador Roberto Requião”, comentou. Quanto às alianças, Iris disse que ainda é cedo para definir com quais partidos o PTB poderá fazer coligação. Ele observou que em várias cidades o PTB está conversando com o PT, já que o partido integra a base de apoio do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Mas em Curitiba, ressaltou, não há nenhum acordo fechado.

Voltar ao topo