PT reage a convites de filiações do PMDB/PR

Alguns convites de novas filiações feitos recentemente pelo Diretório Regional do PMDB desagradaram o PT, já que foram feitos para adversários políticos dos petistas, e podem comprometer a lua-de- mel entre os dois partidos. Isto porque PT e o PMDB não abrem mão de disputar as prefeituras das principais cidades nas eleições de 2004, e já cogitam os possíveis nomes que deverão ser lançados.

Jocelito Canto (PSC), ex-prefeito de Ponta Grossa, foi convidado para ingressar no partido. No entanto, ele é adversário político de Péricles da Silva (PT), atual prefeito da cidade. A deputada estadual Cida Borghetti (PPB), que disputou a Prefeitura de Maringá com o prefeito eleito José Cláudio (PT), também teria sido convidada para ingressar no PMDB.

“Estas informações não foram confirmadas, há muito boato sobre estes convites”, disse o deputado estadual André Vargas, presidente estadual do PT. “Estamos em uma fase de beligerância com o PMDB”, afirmou. Vargas lembrou que em alguns municípios, como Londrina e Foz do Iguaçu, as divergências entre os dois partidos são históricas. “É do jogo da política, mas filiar um adversário nosso não agrada em nada, por isso não acredito que isto esteja acontecendo”, opinou. “Se for verdade vai ser difícil administrar isso”, adiantou.

“O Jocelito faz oposição ao Péricles, e a Cida concorreu com o nosso candidato. Filiá-los ao PMDB é o mesmo que o PT filiar o Álvaro Dias e ele sair candidato”, comparou. Apesar da tentativa dos dois partidos em se manter aliados nas próximas eleições municipais, em Londrina e Foz do Iguaçu a disputa será inevitável. A deputada estadual Elza Correia (PT) e o secretário estadual do Meio Ambiente Luís Cheida (PMDB) são pré-candidatos à Prefeitura. Em Foz do Iguaçu o caso se repete. “Meu primeiro suplente, o Dilton Vitorassi deverá sair candidato, e hoje a cidade é governada pelo PMDB”, explicou Vargas.

Em Curitiba André Vargas acredita que ainda é possível um entendimento entre as legendas. No PMDB o nome forte é o do deputado federal Gustavo Fruet, presidente estadual do partido. Do lado do PT o indicado é o deputado estadual Ângelo Vanhoni, que concorreu com Cássio Taniguchi (PFL) em 2000. “O Vanhoni é o candidato natural à Prefeitura. O ideal para o governo Lula e Requião é compor em todo o Estado, mas a definição vai depender de pesquisas e do bom senso. Se houver disputa em Maringá, Ponta Grossa, Curitiba, Londrina e Foz do Iguaçu é como dizer que o PMDB não é aliado do PT, e vice-versa”, avaliou.

Convites

O presidente regional do PMDB, Gustavo Fruet, confirmou que Cida Borghetti e Jocelito Canto foram sondados pelo partido, mas disse que por enquanto estão sendo realizadas apenas conversas, e nenhum convite foi formalizado. “É natural que o partido procure ampliar a base de apoio ao governo”, explicou. “Os convites estão sendo feitos pelas lideranças da Assembléia, eu não estou articulando isso”, afirmou.

De acordo com Fruet, o partido tem como objetivo aumentar seus quadros em todo o Paraná. “O PMDB tem que atrair novas lideranças para disputar as eleições, mas para isso tem que ouvir os diretórios municipais”, disse. “Queremos assegurar a maioria na Assembléia e ter quadro para disputar as eleições.”

Voltar ao topo