PT questiona proposta orçamentária de Curitiba

Após reconhecer que a ausência de uma oposição mais dura contribuiu para o resultado das eleições municipais, com a reeleição de Beto Richa (PSDB) com 77% dos votos, o PT de Curitiba começou, ontem, a utilizar sua nova estratégia para não deixar a situação tão sob controle do prefeito reeleito.

A bancada do partido na Câmara Municipal está questionando a proposta orçamentária de 2009 para a cidade. Para os vereadores do PT, com a Lei Orçamentária Anual que será apresentada hoje à Câmara, Beto Richa (PSDB) não conseguirá cumprir as promessas de campanha da última eleição.

“Áreas importantes e cujos problemas e soluções foram debatidos durante a campanha não foram prioridade na proposta de orçamento da prefeitura”, argumenta o vereador Pedro Paulo, líder do partido.

O PT questiona a previsão de apenas R$ 2,1 milhões para estudos, projetos e início das obras do metrô; a previsão de R$ 7,346 milhões para a construção de nove novas creches, que não atenderiam a demanda de nove mil novas vagas; e a ausência dotação orçamentária prevista para resolver o problema da habitação. “Nem a invasão no Fazendinha e a promessa de solução fez a prefeitura destinar um centavo para a oferta de lotes a famílias de baixa renda”, disse Pedro Paulo.

O vereador disse que hoje, durante audiência pública de apresentação da LOA os vereadores petistas farão tais questionamentos aos representantes da prefeitura. Ele disse que a postura faz parte da estratégia política traçada após o mau desempenho nas eleições.

Ele acredita em uma boa participação popular nas audiências que antecedem a votação do orçamento e não teme um rolo compressor da bancada aliada ao prefeito para aprovar a proposta do jeito que foi encaminhada. “A situação pode usar o rolo compressor, mas vai ter de assumir o ônus disso. A população lembra bem das promessas de campanha e irá cobrar.”

Sobre a postura da bancada de oposição na próxima legislatura, Pedro Paulo disse que irá cobrar os outros partidos. “O PT manterá sua postura histórica, mas temos outros partidos que elegeram vereadores com o discurso de oposição. Por isso, vou cobrar o PMDB, PSC e PV”, declarou.

Em resposta às dúvidas levantadas pelo PT, o prefeito Beto Richa lembrou que seu plano de governo está registrado em cartório e é de conhecimento da população. “A eleição acabou. O PT precisa descer do palanque”, finalizou.