PT municipal decide se vai recorrer às prévias

O diretório municipal do PT de Curitiba se reúne hoje para tomar a primeira decisão importante sobre a sucessão municipal do próximo ano. Os petistas vão resolver se haverá prévia para a escolha do candidato a prefeito em 2004 e caso seja mantida a disputa entre os deputados Florisvaldo “Rosinha” Fier e Ângelo Vanhoni, será marcada a data do encontro que indicará um dos dois para representar o partido na eleição.

Por ter passado para o segundo turno da eleição de 2000 e pertencer à corrente majoritária no partido, Vanhoni é apontado por seu grupo como candidato natural à prefeitura. Porém, Rosinha teve um desempenho surpreendente nas eleições para a Câmara Federal no ano passado – foram 124, 1 mil votos, com 67,8 mil votos em Curitiba, ou seja 54,6% do total- e seu grupo vê boas chances de sua pré-candidatura crescer e quebrar o favoritismo de Vanhoni.

Uma resolução do diretório nacional recomendou que a indicação dos candidatos a prefeito das capitais fosse feita por consenso, numa tentativa de evitar as prévias, que costumam se tornar verdadeiras guerras internas. Rosinha disse que, no caso de Curitiba, não houve esse pedido, e atribui a adversários a versão de que a cúpula do partido pressionou para que houvesse um acordo entre ele e Vanhoni. “Adversários do PT, que sabem que vão perder as eleições, têm implantado notas na imprensa afirmando que existe uma pressão da direção nacional para que não se realize as prévias, o que não é verdade. São inimigos do PT que estão conscientes de que vamos ganhar as eleições em Curitiba e, por isso, querem criar intrigas”, afirmou.

Para Rosinha, as prévias devem ser feitas na última semana de novembro ou na primeira semana de dezembro. Na avaliação do deputado, se forem realizadas dentro de dois meses, será possível realizar debates com os filiados e a militância e ainda sobrará tempo ao vencedor para organizar a campanha eleitoral.

A antecipação das prévias para este ano também serve aos propósitos de Vanhoni. Líder do governo na Assembléia Legislativa, o deputado petista tem compromisso de permanecer na função, até o final do ano. Depois disso, já adiantou que gostaria de se dedicar integralmente À campanha eleitoral se for indicado candidato do partido.

Voltar ao topo