PT de Curitiba escolherá seu candidato em prévia

A reunião do Diretório Municipal do PT, realizada na tarde de ontem, definiu que o partido fará sua prévia no dia 7 de dezembro, e que terá dois candidatos – o deputado federal Florisvaldo Rosinha Fier e o deputado estadual Angelo Vanhoni. Apesar da tentativa de consenso, o nome do candidato que irá disputar as eleições municipais só será conhecido após a prévia. “A prévia em si não é um mal. A direção nacional fez uma tentativa de consenso, mas aqui no Paraná não foi possível”, afirmou Paulo Ferreira, secretário nacional de Assuntos Institucionais e integrante da Comissão Executiva Nacional.

Segundo o secretário, no Rio de Janeiro, em São Paulo e em Belo Horizonte não haverá disputa interna. “Não é uma tragédia ter prévia, mas o aconselhamento era para isso. Agora cada um vai ter que dizer porque é candidato”, disse Ferreira. Além de Rosinha e Vanhoni, outros militantes poderão se inscrever para a disputa. “A partir de hoje é dado um prazo de cinco dias para que sejam feitas as inscrições e podem surgir novos candidatos”, explicou Roberto Salomão, presidente municipal do PT.

Bem representado

Para o vereador André Passos, quem ganhar a prévia irá representar bem o partido. “O PT já está organizando seu plano de governo desde o início do ano. Faremos um debate de idéias e esperamos uma prévia de alto nível”, disse.

Os dois pré-candidatos não se mostraram preocupados com a realização da prévia, e afirmaram que esta disputa só fortalece o partido. “Fizemos conversas durante o ano todo, e vamos criar o consenso na prévia. A democracia é um valor que o PT faz questão de manter, e faz parte do estatuto”, disse Vanhoni. “O consenso se constrói, não se impõe. Vamos apresentar meu nome, o programa, mas só vamos saber quem vai ganhar depois que abrir as urnas.” No entanto ele afirmou estar otimista com a vitória. “Tenho visão dos problemas da cidade, já fui candidato e acredito que tenho condições de vencer a prévia”, opinou.

Dr. Rosinha também acredita que o processo será tranqüilo. “O nível de debate será ótimo porque queremos ganhar a Prefeitura. Somos filiados desde 1980 e não teremos problema em um apoiar o outro”, afirmou.

Voltar ao topo