PSOL faz ato de ‘solidariedade’ a Protógenes no Rio Grande do Sul

O PSOL fez na tarde desta segunda-feira (17), na Esquina Democrática, tradicional ponto de manifestações no centro da capital gaúcha, ato “contra a corrupção”, definido pela ex-senadora e atual vereadora Heloisa Helena (PSOL-AL) também como de “solidariedade”, ao delegado da Polícia Federal Protógenes Queiroz, que coordenou a Operação Satiagraha. Em discurso, a deputada federal Luciana Genro (PSOL-RS) disse que há uma operação em andamento para “desmoralizar a investigação de Protógenes” e uma “conspiração” a favor do banqueiro Daniel Dantas, fundador do Grupo Opportunity, que teve prisão decretada quando a operação foi deflagrada e libertado por habeas-corpus, concedido pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Era esperada a participação do delegado no ato, mas a deputada disse que ele precisou ir a São Paulo para reunião com seu advogado, o que atrasou sua chegada a Porto Alegre, onde estará na tarde desta segunda. A Operação Satiagraha apura suposto esquema de lavagem de dinheiro, evasão de divisas, fraudes financeiras e formação de quadrilha.

O vereador eleito de Porto Alegre Pedro Ruas (PSOL) defendeu a conduta de Protógenes na investigação. “Vivemos uma situação incrível em que quem investiga e prende passa a ser processado”, disse, sobre o inquérito que apura vazamento de informações da operação.