PSDB quer Afif como vice em São Paulo

O nome do secretário de Emprego e Relações de Trabalho do governo paulista, Guilherme Afif Domingos (DEM), é o mais cotado entre tucanos e integrantes do próprio DEM para ocupar a vaga de vice na chapa a ser encabeçada pelo PSDB na disputa pela sucessão de José Serra em São Paulo.

Nome mais forte de seu partido, Afif começou a se credenciar para o posto em 2006, quando disputou uma vaga no Senado e obteve expressiva votação (8.212.177 votos, o equivalente a 43,7% dos votos válidos), apesar da derrota para Eduardo Suplicy (PT).

Um ano depois, assumiu a secretaria no governo de Serra e em 2008 foi escolhido um dos coordenadores da campanha de Gilberto Kassab (DEM) à prefeitura paulistana.

Consolidado no DEM e com bom trânsito junto a Serra, Afif é visto como “o nome ideal”, segundo tucanos, para o posto. No PSDB, uma minoria ainda tem dúvida sobre se o candidato a governador será mesmo Geraldo Alckmin, atual secretário de Desenvolvimento do governo paulista, ou Aloysio Nunes Ferreira, braço político de Serra e secretário da Casa Civil.

A definição em relação ao candidato tucano ao Palácio dos Bandeirantes deve ocorrer em abril e está praticamente concentrada nas mãos de Serra. Alckmin tem ampla vantagem em relação a Aloysio, por conta de seu potencial eleitoral, já aferido pelas pesquisas, e é visto pela maioria partidária como franco favorito.

Alguns caciques tucanos duvidam que possa haver uma modificação no jogo a essa altura do campeonato e, nos bastidores, já dão o nome de Alckmin como certo.