Sucessão em Curitiba

PSC lança o nome de Ratinho Junior para prefeito de Curitiba em 2012

O encontro estadual do PSC neste sábado de manhã no Clube Três Marias, em Curitiba, serviu de lançamento informal da pré-candidatura do deputado federal Ratinho Júnior a prefeitura de Curitiba, nas eleições do ano que vem. O líder estadual do partido afirmou que a intenção no pleito de 2012 é ter candidato próprio, com o objetivo de fortalecer a legenda para projetos futuros.

Seguindo esta orientação, além de Ratinho Junior em Curitihba o partido deve lançar o deputado estadual Leonaldo Paranhos candidato a prefeito em Cascavel. O PSC vai tentar manter a mesma estratégia na demais cidades expressivas do interior do Estado, como Londrina, Maringá, Foz do Iguaçu e Ponta Grossa.  

No caso de Curitiba, Ratinho Junior disse que a legenda vai procurar atrair o PCdoB e o PV, para uma aliança, além de manter negociações com o PR, partido que enviou o deputado federal Fernando Giacobo como representante para o encontro estadual do PSC. Giacobo chegou a falar na possibilidade de o seu partido indicar o vice numa chapa encabeçada por Ratinho Junior, em Curitiba, embora não adiantasse quem poderia ser o indicado.

O anúncio de que o PSC vai lançar Ratinho Junior para a sucessão municipal em Curitiba no ano que vem confirma a tendência que o deputado federal deixou clara depois de se encontrar no final de julho com o governador Beto Richa (PSDB). O tucano queria atrair Ratinho Junior para uma aliança, ainda no primeiro turno, fortalecendo com isso a candidatura de Luciano Duci (PSB). O deputado federal agradeceu o convite, mas não aceitou em nome de voo solo.

O PSC vai encontrar pela frente um quadro complexo. Atualmente são considerados candidatos a prefeito de Curitiba no ano que vem, o atual prefeito Luciano Ducci, que vai buscar a reeleição com eventual apoio do PSDB e o ex-deputado federal Gustavo Fruet, que deixou o PSDB para entrar no PDT como candidato de oposição, com eventual apoio do PT, caso este partido não opte pela candidatura própria.