Pesquisa

PSB lança consulta à militância para definir o futuro da sigla

O PSB lançou nesta terça-feira, 13 em seu site uma pesquisa para ouvir a militância sobre os rumos que o partido deve tomar daqui para a frente. Depois da morte da sua principal liderança, o ex-governador Eduardo Campos, a sigla tenta se reorganizar para não perder o protagonismo no cenário nacional.

O questionário, com 30 perguntas, deve ser respondido até o fim de janeiro e inclui a possibilidade de a sigla se fundir com outras legendas. O tema voltou a ser discutido internamente depois de o PSB formar um bloco com o PV, PPS e Solidariedade para atuar em conjunto na Câmara dos Deputados.

O questionário também quer saber com que partidos o PSB deveria ou não fazer alianças e quais seriam as principais “ameaças” ao futuro da sigla. Entre as respostas estão opções antagônicas como “aliança com o PT” e “aliança com o PSDB” ou “oposição ao governo Dilma” e “sucesso do governo Dilma”.

Em um vídeo, o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, explica que a pesquisa vai servir para orientar o trabalho de formular um novo “planejamento estratégico” para a sigla para o período entre 2015 e 2018.

Segundo a assessoria do partido, foi uma iniciativa parecida de consulta à militância que balizou a decisão de Campos de romper a aliança com o PT em 2013 e se lançar candidato à Presidência no ano passado.