O candidato do PDT à prefeitura de Curitiba, Gustavo Fruet, perdeu um de seus aliados para as eleições de outubro. O PRTB recuou e anunciou ontem que não vai mais apoiar a candidatura do pedetista, que ainda conta com a participação do PT e do PV em sua coligação. No entanto, o partido não pretende lançar candidatura própria para prefeito, embora Carlos Moraes se mostre disposto a concorrer.

continua após a publicidade

Apesar de o PRTB ter sido excluído do chapão dos candidatos a vereadores da coligação de Fruet, o presidente do diretório municipal do partido, Nivaldo Ramos, garante que não foi este o motivo de o grupo mudar de ideia. “Já tivemos muitos problemas, principalmente com o “Comitê Lealdade’, e precisamos limpar a nossa imagem. Por isso, consideramos que não participar do pleito seria a melhor estratégia”, explica. O comitê era formado por um grupo de ex-candidatos a vereador do PRTB que desistiram da candidatura em favor de Beto Richa, nas eleições municipais de 2008.

Persistência

Para Ramos, o PRTB não tem condições de ter candidato próprio na disputa majoritária. “Se tivéssemos decidido pela candidatura própria 70 dias atrás, teríamos alguma chance, mas agora o partido não tem estrutura para disputar a eleição majoritária, principalmente porque não registramos a chapa perante o diretório nacional”, afirma. Mas, Carlos Moraes discorda e afirma que vai lutar até quando puder para que o PRTB o lance como candidato a prefeito.

continua após a publicidade