Protógenes nega ter vazado Operação Satiagraha

O delegado federal Protógenes Queiroz, mentor da Operação Satiagraha, afirmou ontem que não teve responsabilidade pela divulgação de informações sigilosas da investigação sobre supostos crimes de evasão de divisas e lavagem de dinheiro envolvendo o banqueiro Daniel Dantas, do Grupo Opportunity. “As provas conduzem para elementos de fora da operação”, ele disse, na porta do Fórum Federal em São Paulo, sem citar nomes.

Protógenes é réu em ação penal aberta pela 7.ª Vara Criminal Federal com base em denúncia da Procuradoria da República. Ele é acusado por vazamentos de informações e fraude processual, crimes que teria cometido na condução da Satiagraha que levou à condenação de Dantas a dez anos de prisão por corrupção ativa – o banqueiro nega o crime.

“Não teve vazamento da minha parte e nem por parte de nenhum de meus subordinados”, declarou. O delegado está convencido de que não será condenado. “Não existem elementos para minha condenação, seria uma surpresa. As provas apontam para a minha absolvição.” As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.