Até o final da tarde de ontem o setor de protocolo da Câmara Municipal de Curitiba ainda não tinha fechado o número exato de emendas que foram apresentadas à proposta do orçamento municipal de 2004. O prazo para apresentação se encerrou na noite de quarta-feira, e segundo dados iniciais, mais de 1.500 emendas foram protocoladas.

A previsão, caso toda as emendas sejam votadas em plenário, é que o orçamento só seja aprovado por volta do dia 10 de dezembro. Paulo Salamuni (PMDB), líder do bloco de oposição, tentou um acordo com a ala governista para reduzir o número de emendas, mas não obteve sucesso. Segundo Salamuni, uma proposta baseada numa pauta mínima de emendas sociais também teria sido rejeitada pelo bloco da situação. “Nossa idéia era trocar as mil emendas por cinco ou seis que contemplassem ações diretamente ligadas à comunidade, como o estabelecimento de um valor per capita para as creches comunitárias e para as escolas para alunos com necessidades especiais”, afirmou. “Mas não houve consenso entre a bancada aliada, e o prefeito também foi irredutível na sua posição.”

No ano passado foram apresentadas 720 emendas à lei orçamentária. A bancada governista apresentou 548 emendas, sendo que 203 delas foram aprovadas. Já os vereadores de oposição apresentaram 172 emendas, mas somente 9 foram aprovadas.

continua após a publicidade

continua após a publicidade