Propostas da AMP deixam ministro entusiasmado

O secretário executivo do Ministério Extraordinário de Segurança Alimentar e Combate à Fome, José Bacarin, reuniu-se ontem com a diretoria da AMP (Associação dos Municípios do Paraná) e com o secretário estadual do Trabalho, Emprego e Promoção Social, Padre Roque Zimmermann (PT), e sugeriu que as propostas voltadas ao Projeto de Desenvolvimento Humano e para o programa Fome Zero apresentadas pela associação sejam levadas a todo o País.

Bacarin propôs a formação de uma comissão – composta pela equipe do ministério, a AMP e a Secretaria do Trabalho – para discutir uma forma de implantar essas propostas em todas regiões do Brasil. O Paraná foi o primeiro Estado a apresentar propostas dessa natureza ao Ministério Extraordinário de Segurança Alimentar e Combate à Fome. Segundo o prefeito de Barracão e presidente da AMP, Joarez Lima Henrichs, o grupo começa a se reunir no menor prazo possível. A principal proposta apresentada pelo grupo foi a criação de um Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Desenvolvimento Humano no Paraná, que coordenaria e integraria as ações desenvolvidas pelos estados e municípios com a sociedade.

As propostas já receberam o apoio da ouvidora nacional do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Maria de Oliveira, e foram elaboradas pela AMP; pelo diretor-executivo do IIDAC (Instituto Internacional para o Desenvolvimento da Cidadania), Gilson Scharnik, e pelo superintendente regional-adjunto do Incra/PR (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), Carlos Almeida da Silva.

Nesta quinta-feira, a diretoria da AMP tem audiências com três ministros. Junto com o secretário estadual do Turismo, Cláudio Rorato, e o diretor-presidente da empresa de consultoria Millennium Corporation, Vadis da Silva, a entidade vai apresentar ao ministro do Turismo, Walfrido Mares Guia Neto, o projeto da Rede Paraná de Municípios Interativos – um banco de informações integrado que reúne dados das prefeituras e das empresas privadas de todo o Estado.

Voltar ao topo