Eleições 2008

Promotoria Eleitoral de Toledo comemora bons resultados nas eleições

A Promotoria Eleitoral de Toledo, no Oeste do Estado, comunica o bom andamento das eleições no município neste domingo (5). Os Promotores Eleitorais responsáveis pelas duas Zonas Eleitorais que compreendem a comarca, Sandres Sponholz e José Roberto Moreira, afirmam que o saldo positivo do processo eleitoral pode ser creditado à comissão suprapartidária criada no Município. Coordenado pelo MP-PR, o grupo foi instituído em julho deste ano e reuniu representantes de todos os partidos políticos que disputavam um cargo na comarca.

O Promotor Sandres Sponholz, responsável pela 75ª Zona Eleitoral, explica que a comissão reuniu-se todas as sextas-feiras, até a realização das eleições. Na pauta desses encontros, a discussão e normatização na cidade questões como os critérios para lançamento da campanha dos candidatos, a proibição da oferta de alimentos para os eleitores, a uniformização da interpretação de questões relacionadas à propaganda eleitoral, a limitação da propaganda nas principais festas do município, e o respeito à dignidade pessoal do candidato adversário e seus familiares na campanha. “Os candidatos também se comprometeram a apresentar um relatório parcial de prestação de contas ao Ministério Público”, diz Sponholz. “Essa experiência de reunir os partidos e debater o processo eleitoral foi nova na cidade e se mostrou extremamente válida, levando a uma eleição tranqüila e produtiva, sobretudo para os eleitores”, avalia o Promotor Eleitoral José Roberto Moreira, que representou a 201ª Zona Eleitoral.

Além das reuniões, o MP-PR colheu entre os candidatos a prefeito na cidade termo de compromisso com diversas proposições para o combate à corrupção. Pelo município de Toledo, assinaram o documento os candidatos José Carlos Schiavinato, Elton Carlos Welter e Luis Adalberto Pagnussat. Nas outras cidades que integram a comarca, São Pedro do Iguaçu e Ouro Verde do Oeste, firmaram o termo os candidatos Natal Nunes Maciel e Osmar Guedes de Oliveira, respectivamente.