Projetos paranaenses na V Mostra do Judiciário

Quatro projetos de juízes e funcionários da Justiça Federal do Paraná serão exibidos na V Mostra Nacional de Qualidade do Poder Judiciário, a realizar-se em Florianópolis (SC), no período de 3 a 5 de dezembro. Todos os 51 projetos selecionados são sugestões de órgãos do Poder Judiciário de todo o País para promover melhoria dos serviços prestados. O primeiro projeto classificado do Paraná foi o “Livro de Sentença Virtual”, desenvolvido pela 2.ª Vara Federal de Foz do Iguaçu. O segundo projeto, também da 2.ª Vara de Foz, foi o programa de computador “Caldatas”. Outro trabalho classificado foi o “Sistema Internet da Justiça Federal do Paraná”, desenvolvido pelo Núcleo de Informática da instituição. O programa “Banco de Testemunhas”, do Núcleo de Informática e da Justiça Federal de Maringá, foi outro classificado. A Justiça Federal de Santa Catarina obteve classificação de três projetos, mesmo número da Seção do Rio Grande do Sul. O Tribunal Regional Federal da 4.ª Região classificou cinco trabalhos. Os autores dos projetos selecionados vão apresentar seus trabalhos na capital catarinense.

O evento acontecerá no Foro da Justiça Federal de Santa Catarina, localizado na Rua Arcipreste Paiva, 107, no centro. A promoção é do Conselho da Justiça Federal, do Tribunal Regional Federal da 4.ª Região e da Justiça Federal de Santa Catarina. A abertura, programada para as 9h de quarta-feira, ficará a cargo do presidente do TRF, desembargador Vladimir Passos de Freitas, e do diretor do Foro da JF/SC, juiz federal Sebastião Ogê Muniz. Às 9h30, a primeira palestra será proferida pelo médico e consultor Nelson Spritzer sobre “Inteligência emocional”. A seguir, o também consultor de empresas Max Gehringer, colunista das revistas Exame, Você S/A e VIP, abordará o tema “Comédia corporativa”.À tarde, terá início a apresentação dos trabalhos, que foram divididos em cinco áreas de atuação: modernização de processos na área administrativa, modernização de processos na área judiciária, práticas de gestão, qualidade de vida no trabalho e atendimento ao cidadão. Foram montados ao todo 17 painéis, nos quais 51 projetos inovadores serão apresentados no decorrer da mostra.

Essas experiências, desenvolvidas em diferentes órgãos do Judiciário nas cinco regiões do Brasil, poderão ser aproveitadas para aprimorar os serviços das demais instituições judiciais. No evento, também será apresentado o Instituto Nacional da Qualidade no Judiciário. No final da manhã de sexta-feira (5/12), o diretor do Programa de Qualidade no Serviço Público, Paulo Daniel Barreto Lima, fará a palestra de encerramento da V Mostra, com o tema “Gestão pública para um Brasil de todos”.

Voltar ao topo