Justamente aqui

Projeto antiviolência de Moro ainda não baixou homicídios em SJP

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, virou uma ‘pedrinha no sapato’ do programa de enfrentamento da criminalidade violenta ‘Em Frente Brasil, implantado pelo ministro da Justiça e Segurança Pública Sergio Moro.

Ela foi a única das cinco cidades escolhidas para o projeto-piloto que teve aumento no número de homicídios, merecendo uma citação do presidente Jair Bolsonaro (PSL) em seu Facebook. “Em São José dos Pinhais/PR, segundo o Ministério da Justiça e Segurança Pública, o aumento aconteceu porque está em curso uma disputa no município entre facções criminosas, o que teria aumentado o número de mortes. De 10 passou para 14 no período mencionado [setembro e outubro, os dois primeiros meses do programa]”, escreveu na terça-feira (5).

O projeto de Moro como um todo reduziu em 47% os casos de homicídio em quatro das cidades onde foi implantado.

As cidades escolhidas para o projeto, além de São José dos Pinhais, são Ananindeua (PA), no Norte, Paulista (PE), no Nordeste, Cariacica (ES), no Sudeste, e Goiânia (GO), no Centro-Oeste. O critério de seleção considerou a média de homicídios dolosos entre 2015 e 2017 além da situação fiscal do estado e do comprometimento das gestões nos estados e municípios para a adesão ao projeto.

Concurso pra Câmara de Curitiba tem 37 vagas e salário de até R$ 8,6 mil