Eleições

Primeiro debate presidencial acontece nesta quinta-feira, na Band

Agência Brasil

Os candidatos à Presidência da República vão participar, nesta quinta-feira (9), do primeiro debate da campanha eleitoral de 2018, na TV Bandeirantes. O encontro está marcado para começar às 22h15 e será mediado pelo jornalista Ricardo Boechat. Oito dos 13 presidenciáveis que confirmaram candidatura participarão do debate: Alvaro Dias (Podemos), Cabo Daciolo (Patriota), Geraldo Alckmin (PSDB), Marina Silva (Rede), Jair Bolsonaro (PSL), Guilherme Boulos (PSOL), Henrique Meirelles (MDB) e Ciro Gomes (PDT).

 

A legislação eleitoral determina a obrigatoriedade das presenças de candidatos cujos partidos tenham eleito ao menos cinco parlamentares no Congresso Nacional na última eleição. Mas as emissoras de TV podem convidar outros candidatos que não atendam a esse pré-requisito se julgar importante a presença deles no debate.

Dinâmica

Na Band, as regras do debate vão permitir que os candidatos se confrontem por até 64 vezes, entre respostas, réplicas e tréplicas. Cada candidato terá 30 segundos para elaborar perguntas aos adversários. Em seguida, serão um minuto e 30 segundos para resposta, 45 segundos para réplica e 45 segundos para tréplica.

O programa será dividido em cinco blocos. No primeiro e no terceiro, os presidenciáveis vão responder a questões de leitores do jornal Metro, além de fazer perguntas para seus adversários. No segundo e no quarto bloco, os oponentes vão responder a perguntas dos jornalistas da Band. O último bloco será para considerações finais dos candidatos.

O ex-presidente Lula (PT), preso em Curitiba desde abril, não foi autorizado pelo Tribunal Regional Federal da 4.ª Região (TRF-4) a participar do programa. Mesmo assim, o PT entrou com um novo recurso nesta quarta-feira (8) para que Lula esteja no debate dessa quinta.

O ex-prefeito Fernando Haddad (PT), candidato a vice-presidente e possível substituto de Lula na eleição presidencial, pretende fazer uma transmissão paralela na internet durante o debate. Haddad afirmou que o partido deverá fazer um “debate programático” com a participação de blogueiros.

Este será o primeiro dos nove debates realizados em rádio e TV ao longo do primeiro do turno. Jornalistas da Gazeta do Povo vão acompanhar e comentar o debate em tempo real.

Veja o calendário dos próximos debates

– 17 de agosto, 22 horas: RedeTV!

– 27 de agosto, 19 horas: Rádio Jovem Pan

– 9 de setembro, 19h30: TV Gazeta/Estadão

– 19 de setembro, 9 horas: Revista Veja

– 20 de setembro, 10 horas: TV Aparecida

– 26 de setembro, 18h20: TV SBT

– 30 de setembro, 22 horas: TV Record

– 4 de outubro, 21h30: TV Globo