Piraquara

Presos vereadores suspeitos de desviar recursos da Câmara

O presidente da Câmara de Piraquara, Weliton Santos Figueiredo, e o vereador Valmir Soares Maciel, conhecido como “Nanico”, foram presos ontem pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco). A prisão preventiva foi decretada pela Justiça em desdobramento da Operação Toca do Peixe, deflagrada no fim do mês passado.

Figueiredo e Maciel são investigados pelo Ministério Público por suspeita de participação em esquema de desvio de dinheiro público na Câmara. De acordo com o Gaeco, as prisões foram pedidas porque ambos estariam tumultuando as investigações. Além das prisões, a Justiça determinou o afastamento das funções públicas de um terceiro vereador da cidade, Leonel de Barros Castro, e de uma servidora. Eles também foram proibidos pela Justiça de frequentar o prédio do Legislativo e de manter contato com quaisquer funcionários da Casa, sob pena de também terem a prisão preventiva decretada. A decisão judicial suspendeu ainda os vencimentos dos três vereadores e da servidora da Câmara.

A Operação Toca do Peixe teve início em 30 de junho, quando o Gaeco e a Promotoria de Piraquara, com a participação de policiais civis e militares, cumpriram mandados de busca e apreensão de documentos em 37 locais, incluindo a Câmara e as casas de nove vereadores e 27 servidores.