Presos políticos do Paraná serão indenizados

A Comissão Especial de Indenização realizou ontem, na Ouvidoria e Corregedoria Geral do Estado, em Curitiba, a reunião que abriu o acompanhamento dos processos de pedido de indenização de presos políticos no perído entre 2 de setembro de 1961 a 15 de agosto de 1979, quando a perseguição aos militantes de sindicatos, do partido comunista, de movimentos jovens e de outras frentes aconteceu em todo o País.

Em Curitiba, de acordo com o presidente da Comissão de Indenização, Luiz Carlos Delazari, 45 ex-militantes entraram com o pedido de indenização, mas o número deve aumentar até o prazo final, que vence em janeiro de 2004.

De acordo com Delazari, os pedidos serão analisados até a data prevista pela lei, e cada caso terá uma avaliação. “Nós recebemos hoje os pedidos de indenização, e todos passarão pela Comissão que vai analisar cada um”, diz.

O presidente da Comissão ressaltou também que os valores das indenizações seguirão o que foi determinado pela lei sancionada pelo antigo governo – os valores não ultrapassarão os R$ 30 mil e nem serão inferiores a R$ 5 mil. Segundo a lei sancionada no dia 21 de maio de 2002, somente os presos políticos que tiverem como comprovar as seqüelas físicas ou mentais, e que requeiram o pedido de indenização no prazo estipulado, poderão receber o pagamento.

Voltar ao topo