Presidente poderá evitar os debates

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deu sinais ontem de que resistirá a participar de debates no primeiro turno das eleições. Em entrevista ao programa SBT Brasil, ele não descartou a possibilidade de ficar frente a frente com os outros candidatos, mas disse que suas atribuições de presidente dificultam a sua participação em debates, alegando que precisa ?preservar a Constituição? e que ?não vai faltar oportunidade de debate?.

Lula disse que não conhece as regras desses programas e teme que seus adversários utilizem o espaço para, em vez de discutir propostas, fazer perguntas não-pertinentes à campanha eleitoral. Frisou, ainda, que o presidente é uma instituição, que deve ser preservada.

?Quando ele (o presidente) vai ao debate, é preciso saber quais as regras serão estabelecidas, porque muitas vezes as pessoas agem com certa insanidade desproporcional para um debate político?, afirmou. ?Adoro ser provocado em debates, o problema é que não estarei num debate apenas como candidato. Se acontece alguma coisa séria no Brasil enquanto estou lá, eu deixo de ser candidato para ser presidente.?

O candidato do PT à reeleição não quis polemizar com integrantes do seu partido que se envolveram em escândalos de corrupção e não foram expulsos pelo partido. Questionado se os parlamentares não feriram a ética do PT, por terem participado de esquemas ilícitos, o presidente afirmou que prefere não julgar seus companheiros antes que a Justiça determine se eles são ou não culpados.

?As denúncias foram feitas e o governo apurou. Se a Justiça disser que eles têm culpa, serão expulsos, se não, não há motivo para tanto?, destacou o presidente, lembrando o direito dos parlamentares de se defender. 

Voltar ao topo