Presidente do TCE-RS renuncia ao cargo

O presidente do Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul, João Luiz Vargas, entregou hoje carta de renúncia ao cargo, 45 dias depois de ter sido transformado em réu em ação de improbidade administrativa movida pelo Ministério Público Federal a partir da Operação Rodin, da Polícia Federal.

Na carta, Vargas explica que precisará se ausentar das atividades no Tribunal para tratamento de saúde. O conselheiro João Osório, que recebeu a carta, disse que o colega talvez não retorna ao tribunal este ano, por causa de problemas cardíacos.

Vargas cumpriria mandato na presidência do Tribunal até dezembro. A Corte vai marcar eleição para escolher um conselheiro temporário até o final do mandato.

João Osório preferiu não avaliar o efeito político da renúncia, que reduz a pressão sobre o Tribunal decorrente da ação judicial e da investigação na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Assembleia sobre supostos atos de corrupção envolvendo agentes públicos.

A Operação Rodin investigou esquema de fraude no Departamento Estadual de Trânsito (Detran). A PF calcula que o esquema desviou mais de R$ 40 milhões. Além de Vargas, a ação de improbidade administrativa tem outros oito réus e tramita da 3ª Vara Federal de Santa Maria (RS).