Após passar o feriado de carnaval descansando com a família no hotel de trânsito da Aeronáutica, que fica na área do Centro de Lançamento Barreira do Inferno em Parnamirim (RN), a presidenta Dilma Rousseff retoma a agenda de trabalho na tarde desta quarta-feira (9).

continua após a publicidade

Ao retornar ao trabalho, a presidenta terá na mesa para discussão temas como o reajuste da tabela do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF). O governo defende o percentual de 4,5%, que garante a manutenção de acordo firmado que considera o centro da meta de inflação. Já as centrais sindicais defendem que o reajuste seja de 6,46%, percentual equivalente à inflação do ano passado.

No início do mês, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou que o governo terá que elevar tributos ou fazer novos cortes de despesas para compensar o reajuste de 4,5% na tabela do Imposto de Renda. Pelo cálculos do ministro, o governo deixará de arrecadar mais de R$ 1,5 bilhão com a medida.

A elaboração do plano para erradicar a extrema pobreza e que tem a previsão de ser lançado no próximo mês também deve ocupar espaço na agenda de Dilma. O programa  terá políticas públicas especiais voltadas para as mulheres e para as crianças e trará como eixos principais a ampliação da renda, a melhoria da oferta de serviços públicos e a inclusão social. No discurso de posse, Dilma afirmou que durante seu governo lutaria com obstinação pela erradicação da pobreza extrema.

continua após a publicidade

Após um início de mandato dominado por compromissos internos no Palácio do Planalto e poucas viagens, a expectativa é que a partir de agora a presidenta participe de mais eventos públicos.

Dilma embarcou para Parnamirim na tarde de sexta-feira (4) e deixou o local na terça-feira (8). Durante a permanência no hotel de trânsito da Aeronáutica a presidenta não recebeu visitas. Na segunda-feira (7), participou da soltura de 100 filhotes de tartarugas, numa ação que faz parte do Projeto Tamar, de proteção da espécie. A presidenta também assistiu a uma apresentação sobre as atividades desempenhadas pelo Centro de Lançamento, órgão de execução do Programa Espacial Brasileiro.

continua após a publicidade