Presidente deve reunir governadores no dia 22

O governador Roberto Requião (PMDB) teve uma audiência com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ontem à tarde, após a solenidade de lançamento do programa Fome Zero. Requião foi convidado por Lula a participar de uma reunião com todos os governadores no dia 22 de fevereiro – a data ainda não é definitiva – para discutir as reformas tributária e da previdência.

Na conversa, que teve a participação de outros governadores, o presidente disse que pretende ouvir a opinião dos Estados sobre as propostas do governo. Requião ainda não se manifestou a respeito de algumas das diretrizes das reformas, que vêm sendo divulgadas pela equipe responsável pelos projetos. Segundo a assessoria do governador, ele prefere conhecer melhor os principais pontos das propostas antes de emitir sua opinião. Antes da reunião com o presidente, os governadores esperam receber uma prévia das mudanças que o novo governo está propondo.

Sem conflitos

Requião está em Brasília para discutir com as lideranças peemedebistas a indicação dos líderes do partido na Câmara e no Senado e o representante do PMDB na chapa de João Paulo Cunha (PT/SP) à Presidência da Câmara. Após uma série de reuniões, ontem de manhã, o governador reafirmou a sua proposta de indicação do senador gaúcho Pedro Simon para a liderança do partido no Senado contra a candidatura do senador Renan Calheiros (PMDB/AL).

Para a liderança da Câmara, Requião está buscando a conciliação. Embora tivesse outros nomes a sugerir, o governador não se opôs aos dois nomes cogitados até agora: os deputados Barbosa Netto (PMDB/GO) e Eunício de Oliveira (PMDB/CE). O governador está adotando uma política de evitar o confronto, neste caso, com o grupo do presidente nacional do partido, deputado Michel Temer (SP).

Voltar ao topo