Prefeitos se reúnem com Adur para discutir PDU

O secretário do Desenvolvimento Urbano, Renato Adur, se reúne hoje com prefeitos e representantes das 18 Associações dos Municípios do Paraná para apresentar e discutir as propostas da nova política de desenvolvimento urbano e regional para o Estado, o PDU. O projeto já foi analisado com os secretários de Estado e deputados. Segundo Adur, “os municípios serão os maiores beneficiados com a nova política a ser adotada pelo governo Requião, por isso o encontro com os prefeitos será dos mais importantes”.

Elaborado por uma comissão instituída pelo governador – integrada por arquitetos, urbanistas e complementado por profissionais da administração estadual – o PDU irá assegurar o desenvolvimento equilibrado em todas as regiões e municípios, com a execução de obras, geração de empregos e inclusão social.

A proposta central do documento é a organização de um sistema permanente de planejamento urbano e regional que permita à Secretaria do Desenvolvimento Urbano uma função indutora. Ela dará a partida e prestará apoio continuado, em escala municipal e regional, a programas, criação de renda e postos de trabalho em todo Paraná.

Etapas do processo

Em primeiro lugar encontram-se os projetos que poderão ser financiados aos municípios, após criteriosa análise da Secretaria do Desenvolvimento Urbano e do Paranacidade, com base em indicadores de desenvolvimento levantados pela Secretaria do Planejamento, através do Ipardes, e inseridos na realidade de cada município. Esses projetos são denominados “Projetos Contextualizados de Desenvolvimento Urbano”.

Em um segundo grupo, estão os projetos das “Ações Integradas de Desenvolvimento Urbano” que, também voltadas à geração de emprego e renda e à inclusão social, serão implantadas de forma articulada entre as diversas áreas governamentais, os municípios e o setor privado.

Finalmente, fazem parte do plano as “Ações de Fortalecimento Institucional dos Municípios e Associações”. São projetos desenvolvidos junto aos municípios que visam ao resgate do planejamento como um processo orientador de todos os outros projetos, bem como o fortalecimento institucional das prefeituras e suas associações.

Voltar ao topo