Prefeitos fazem sugestões para fomentar indústrias

O secretário da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul, Luis Guilherme Mussi, recebeu esta semana um grupo de prefeitos e empresários do Noroeste do Paraná. A comitiva fez reivindicações e sugestões para fomentar a política de desenvolvimento industrial e comercial do Estado, com especial atenção aos pequenos municípios.

“Nossa equipe, em conjunto com outras Secretarias, já está trabalhando na elaboração deste projeto”, adiantou o secretário Mussi. “Mas é gratificante ver o interesse e a participação dos prefeitos nos projetos do governo do Estado porque as sugestões são sempre bem aceitas”.

Os prefeitos de Umuarama, Tapira, Tuneiras do Oeste, Cafezal do Sul, Ivaté, Iporã, Alto Piquiri e de Esperança Nova foram unânimes em afirmar a importância de uma política consistente de apoio ao empresariado. “Isso vale não só para as novas indústrias, mas também para os empreendimentos já consolidados”, explicou o prefeito de Umuarama, Antonio Scanavaca. Os prefeitos também elogiaram o decreto do governador Roberto Requião, que isenta microempresas do pagamento do ICMS.

Pedidos

Entre as principais reivindicações dos prefeitos estavam capital de giro, linhas de crédito para ampliação da produção e mais barracões industriais. “Com estes incentivos, além de manter os atuais empreendimentos, teremos condições de atrair outras empresas”, avaliou a prefeita de Iporã, Maria Aparecida Udenal.

Uma área de interesse comum entre as prefeituras do Noroeste são os chamados serviços de facções, descentralização de parte de um processo industrial. As facções -explicaram os prefeitos – estimulam a formação de verdadeiros centros de excelência como em atividades de confecção.

Um exemplo – citaram – é o que ocorre em Terra Roxa, que já é conhecida como a capital paranaense do bordado infantil. “Podemos abrigar essas facções e oferecer incentivos para que se tornem pequenas indústrias locais”, argumentou o vice-prefeito de Iporã, Paulo Nascimento.

Consultoria – Outra proposta feita pelos prefeitos foi a de uma parceria com o Sebrae para que os novos empreendedores recebam consultoria especializada.. Os consultores também poderiam auxiliar as administrações municipais a definirem a vocação de cada município e a detectarem oportunidades de negócios. O secretário também recebeu dos empresários a sugestão de trocar dívidas de ICMS com prestação de serviços à comunidade. A comitiva lembrou que muitos devedores não têm liquidez para quitar débitos junto ao governo, mas possuem maquinário, pessoal e material para realizar obras como asfalto, casas populares e barracões industriais. “Todas as sugestões serão analisadas, principalmente as dos prefeitos e dos empresários do interior do Paraná, que são os maiores interessados na implementação das medidas de incentivo”, garantiu Mussi.

Voltar ao topo