Desenvolvimento

Prefeitos de vinte e duas cidades discutem sobre RMC

Vinte e dois municípios da Região Metropolitana de Curitiba participaram ontem do 1º Encontro de Desenvolvimento Industrial da Região Metropolitana de Curitiba.

A reunião debateu a integração das políticas públicas realizadas em Curitiba com os municípios da região metropolitana por meio de programas como o Sistema Metropolitano de Informações Georreferenciadas (Metrogeo), ferramenta de gestão pública do território; os convênios de cooperação técnica para a capacitação de servidores e para o funcionamento dos programas de segurança alimentar do Armazém da Família, Nossa Feira e o transporte público. “Este é o início de uma discussão para promover o planejamento mais organizado e inteligente do processo de desenvolvimento econômico da região metropolitana”, disse o secretário de Assuntos Metropolitanos de Curitiba, Neco Prado.

Para o presidente da Associação dos Municípios da Região Metropolitana (Assomec) e prefeito de Pinhais, Luizão Goulart, a partir desta iniciativa será possível construir um mapa com a vocação de cada região, as limitações ambientais e traçar um plano de desenvolvimento .

“Só assim saberemos qual município poderá receber determinado investimento”, afirmou.

O diretor da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) Rodrigo Martins disse que a economia acontece nos municípios e quando há organização, tudo muda. “Não é possível pensar só na indústria. As cidades têm que apostar em serviços e comércio e a integração vem complementar os esforços isolados”, afirmou.

Participaram do encontro os prefeitos de Fazenda Rio Grande, Bocaiúva do Sul, Lapa, Piraquara, Quitandinha, Contenda, Piên, São José dos Pinhais e Colombo, além de secretários da indústria de outros municípios.

Paraná Online no Google PlusParaná Online no Facebook

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna