Prefeito de Matinhos tenta suspender licença

Na tarde de ontem o prefeito de Matinhos, Acindino Duarte (PMDB), o Seda, encaminhou um ofício à Câmara Municipal solicitando a suspensão da sua licença do cargo. Na semana passada o prefeito havia pedido afastamento de seis meses, alegando problemas de saúde. Desde o final do ano passado a Prefeitura está sendo investigada por irregularidades.

Os trabalhos começaram no dia 10 de dezembro, por decisão do então presidente do Tribunal de Contas do Paraná (TC), Rafael Iatauro. A assinatura dele foi falsificada em certidões que autorizavam o município a receber dinheiro do Estado, já que a verba não poderia ser liberada porque Matinhos não estava em dia com as obrigações fiscais.

A auditoria, que terminou em 13 de janeiro, descobriu diversas irregularidades. O relatório final deve ser divulgado nas próximas semanas. A possibilidade de intervenção no município não está descartada. Os conselheiros do Tribunal estão aguardando o fechamento do relatório final sobre a auditoria.

O TC já anunciou que vai propor o afastamento do prefeito, baseado em diversas irregularidades apuradas durante a auditoria. Além da falsificação de assinatura, os auditores descobriram um esquema de desvio de receita tributária e a utilização de veículos oficiais e motoristas a serviço de uma empresa particular do prefeito.

Voltar ao topo