Prefeito de Matinhos “melhora” e reassume

O prefeito de Matinhos, Acindino Duarte (PMDB), o Seda, reassumiu ontem o cargo após ter encaminhado ofício à Câmara Municipal da cidade solicitando a suspensão da sua licença do posto, na segunda-feira. Na semana passada, o prefeito havia pedido afastamento de seis meses, alegando problemas de saúde. Desde o final do ano passado a Prefeitura está sendo investigada por irregularidades.

Os trabalhos começaram no dia 10 de dezembro, por decisão do então presidente do Tribunal de Contas do Paraná (TC), Rafael Iatauro. A assinatura dele foi falsificada em certidões que autorizavam o município a receber dinheiro do Estado, já que a verba não poderia ser liberada porque Matinhos não estava em dia com as obrigações fiscais.

A auditoria, que terminou em 13 de janeiro, descobriu diversas irregularidades, entre elas um esquema de desvio de receita tributária e a utilização de carros e motoristas do município a serviço de uma empresa particular do prefeito. O relatório final deve ser divulgado nas próximas semanas e é forte a possibilidade de intervenção no município. Caso os conselheiros do TC determinem a intervenção, cabe ao governador Roberto Requião referendar o pedido.

Voltar ao topo