‘Precisamos do FGTS na habitação’, diz Bernardo

O governo não pretende usar o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para capitalizar a Petrobras porque precisará do dinheiro para financiar a habitação. Foi o que explicou na segunda-feira (22) o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo. “Estamos consolidando as políticas para o setor habitacional e a demanda por recursos do FGTS vai crescer”, disse. Além disso, já está previsto que uma parcela dos recursos do Fundo será investida em infra-estrutura. “Por isso, é preciso cautela no uso do FGTS em outras finalidades.

As medidas no setor habitacional a que se referiu o ministro estarão contidas no Plano Nacional de Habitação, que vem sendo elaborado pelo governo desde o ano passado. O objetivo desse plano é eliminar o déficit habitacional até 2023, inclusive com medidas que envolverão maior participação do setor privado. O plano poderá envolver novas linhas de financiamento com o uso do FGTS, daí a preocupação do ministro em não comprometer o dinheiro com outros projetos.

Além da maior demanda da habitação, parte do FGTS – R$ 5 bilhões de início – será destinada ao Fundo de Investimento do FGTS, que financiará projetos de infra-estrutura, dentro do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.