Ficha Limpa

Prazo pra impugnação de candidatos vai até sexta-feira

A Lei da Ficha Limpa pode ampliar os pedidos de impugnação de candidaturas. A avaliação é do juiz da 1.ª Zona Eleitoral de Curitiba, Marcelo Wallbach. O prazo para solicitar a impugnação de candidaturas termina na sexta-feira. Por enquanto, nenhum dos candidatos inscritos até o dia 5 do mês passado teve problemas com a nova lei. O jornalista Carlos Moraes, que concorre à prefeitura pelo PRTB, é o único contestado até o momento, com três pedidos, que questionam a regularidade de sua filiação partidária.

“Não há um levantamento preciso, mas o número de candidatos impugnados nunca chega a 10% do total de inscritos”, diz Wallbach. “A novidade desta ano, que é a Lei da Ficha Limpa, por enquanto, não foi base para nenhum pedido de impugnação, mas há uma expectativa”, afirma.

Curitiba vai usar pela primeira vez as urnas biométricas. Serão 3.600 equipamentos em todas as seções eleitorais, prontas para receber os votos de 1,173 milhão eleitores. Este número diminuiu após o recadastramento exigido pela nova tecnologia. Antes, 1,3 milhão de curitibanos estavam aptos a votar.

“Curitiba é a primeira grande cidade do Estado que vai utilizar as novas urnas e a maior do País. A expectativa é que, além de aumentar a segurança, agilize ainda mais a votação”, diz o presidente do TRE, Rogério Kanayama.