Manifestação

Ato Pró-Lula na Santos Andrade pede a liberdade do petista

Uma vigília em apoio ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aconteceu na Praça Santos Andrade, no Centro de Curitiba, na tarde desta sexta-feira (6). O ato começou por volta das 14h, com pouca gente no local, mas ficou bastante movimentada no fim da tarde.

As pessoas acompanharam atentas o carro de som que ficou ao lado da escadaria da UFPR, que transmitiu ao vivo os discursos que ocorriam no ABC Paulista, onde está Lula. Conforme a senadora Gleisi Hoffman, que discursou no ABC, Lula está bem e ficará na sede do sindicato, em local conhecido e público. Ela não sinalizou quais serão os passos seguintes do ex-presidente, já que chegou a ser comentado que ele viria de jatinho fretado a Curitiba.

Vigília

Regina Cruz, presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), disse que a vigília está acontecendo desde a noite de quinta-feira (5), na sede do Partido dos Trabalhadores (PT), em Curitiba, e que ela se estendeu desde às 14h de hoje na Praça Santos Andrade. Havia uma grande expectativa para se ouvir o discurso de Lula, que estava agendado para às 16h mas acabou não acontecendo.

Se ele vier a Curitiba, espontaneamente ou trazido por policiais, já há uma cela reservada para o ex-presidente, condenado pelo juiz Sérgio Moro a 12 anos de prisão pelo caso do triplex no Guarujá.

Manifestação Artística

Durante a vigília, grupos de artistas fizeram uma manifestação artística, não diretamente de apoio à Lula. Eles colocaram uma grande árvore derrubada na escadaria da UFPR, com o pé dela sujo de tinta vermelha, simbolizando sangue. Os artistas se aproximaram da árvore com as mãos vermelhas também, como se lamentassem pela derrubada da enorme árvore.

Conforme Marcos Bulhões, que coordenou o ato, nenhum dos artistas que participaram é petista. “Mas nós não concordamos com o que está sendo feito com a democracia, com esse discurso de ódio que está tomando o Brasil. Teve gente que se alegrou com a morte da Mariele, comemorou. O que é essa reação de ódio contra quem tirou 30 milhões de pessoas da miséria. Isso é o fascismo que está vindo”, alega Marcos, ressaltando que o ato não foi financiado por ninguém e foi uma manifestação livre dos grupos Erro (SC) e Desvio Coletivo (SP).

“Porque o STF está ameaçado por um general. Por quê Lula é preso e Aécio não? A Justiça não é pra todos”, justifica o artista.

Por conta das manifestações, as aulas dos cursos que usam o prédio histórico da UFPR estão suspensas nesta sexta.

Mais informações em breve.

https://www.tribunapr.com.br/noticias/politica/acompanhe-em-tempo-real-tudo-sobre-o-tramite-da-prisao-de-lula/