PR não irá ao encontro municipal do PT em SP

Aliado do governo da presidente Dilma Rousseff e cortejado pelo PT de São Paulo para compor aliança nas eleições municipais deste ano em São Paulo, a direção do PR decidiu que a sigla não estará presente neste sábado ao 18º Encontro Municipal da sigla, que vai anunciar a candidatura de Fernando Haddad à Prefeitura da Capital. Dos três partidos que o PT convidou para o evento deste sábado e com os quais negocia aliança nessas eleições na Capital, apenas PSB e PCoB confirmaram presença.

O presidente do Diretório Municipal do PR em São Paulo, vereador Toninho Paiva, que recebeu o convite, afirmou à Agência Estado que não irá ao evento. A assessoria do suplente de Marta Suplicy (PT-SP) no Senado, Antônio Carlos Rodrigues, também do PR, diz que ele sequer foi convidado.

A recusa em participar do encontro é mais uma indicação de que o PR deverá mesmo fechar aliança com o PSDB nas eleições municipais de outubro na Capital. Uma união que recebe o aval do presidente municipal da sigla. “O caminho deve ser esse (fechar aliança com o PSDB)”, afirmou Paiva.

O vereador do PR informou que o prefeito da Capital, Gilberto Kassab (PSD), e o governador do Estado, Geraldo Alckmin (PSDB), são os principais articuladores da aliança. A presidente Dilma frustou a legenda ao rejeitar o pleito da sigla por cargos no seu governo. Em contrapartida, Alckmin ofereceu maior participação do partido em sua administração.

O PR é dono do sexto maior tempo de propaganda na televisão, um dos principais ativos eleitorais, com cerca de um minuto no horário eleitoral gratuito.

Mesmo com essas indicações das lideranças do PR, o presidente do Diretório Municipal do PT em São Paulo, Antônio Donato, afirma que as negociações ainda estão em curso. “Existem conversas, ainda tem tempo e vamos continuar conversando”, disse. O 18º Encontro Municipal do PT, além de homologar o nome de Fernando Haddad, vai discutir o programa de governo, política de alianças e a chapa de vereadores.